Balanced Scorecard - BSC - Conceitos e Implantação

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Objetivos:

O Balanced Scorecard ‚ considerado um dos melhores, se não o melhor, modelo de gestão por indicadores de desempenho para completar, com medidas não financeiras, a avaliação do desempenho financeiro das empresas. Parte da visão da estratégia da companhia, e, por meio de indicadores chaves de desempenho, acompanha os objetivos estratégicos nas operações da companhia, ligando a estratégia aos gestores divisionais. O Balanced Scorecard traduz a visão estratégica em indicadores que são acompanhados pelas operações em todos os setores e unidades de negócio da empresa, caracterizando-se como um sistema de informação de controladoria estratégica. O treinamento apresenta os conceitos necessários para o entendimento deste sistema bem como para a implementação deste poderoso instrumento de gestão nas entidades.

Público Alvo:

Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

Programa:


I – Introdução ao Balanced Scorecard
• Balanced Scorecard e Estratégia
• A proposta de Kaplan & Norton: monitoramento da estratégia
• O conceito de KPI – Key Performance Indicators – Indicadores Chaves de Desempenho
• Outros modelos de monitoramento da estratégia
• Outros modelos de indicadores de desempenho

II – Fundamentos do Planejamento Estratégico
• Responsabilidade pela estratégia e pelo planejamento estratégico
• A empresa como um sistema aberto
• Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica
• Análise do ambiente e elaboração de cenários
• O modelo de análise SWOT – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
• Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio

III – A Controladoria Estratégica
• Estrutura e Funções da Controladoria
• O papel do controller como apoiador da estratégia
• A responsabilidade do controller pelo Balanced Scorecard
IV – O Processo de Criação de Valor
• Criação de Valor para a Empresa
• Criação de Valor para o Acionista
• Valor da Empresa: o objetivo final da estratégia

V – Estruturação do Balanced Scorecard
• A visão da estratégia e o papel da direção geral
• Identificando objetivos estratégicos
• Construindo Mapas Estratégicos
• Exemplos de mapas estratégicos

VI – A Estrutura do Balanced Scorecard
• As perspectivas do balanced scorecard
• Perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos do negócio, dos funcionários
• A relação de causa e efeito dos indicadores
• A abordagem dos intangíveis

VII – Identificando e Estruturando os Indicadores
• Os principais indicadores em Finanças
• Os principais indicadores em Clientes
• Os principais indicadores dos Processos do Negócio
• Os principais indicadores dos Funcionários (Aprendizado e Crescimento)

VIII – Implementando o Balanced Scorecard
• Traduzindo a visão
• Obtenção do comprometimento
• Desdobramento para unidades de negócio e departamentos

IX – Monitorando o Balanced Scorecard
• Estruturação geral do Balanced Scorecard
• Definindo o Sistema de Informação
• Definindo metas e cobrando resultados
• Estruturando planos de ação
• O papel da Controladoria na gestão do Balanced Scorecard

Instrutor(a):

Localização:

-- A ser definida --
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