Objetivos:
- Manter os custos e as despesas no menor nível possível, baseado em uma gestão estratégica de custos e despesas;
- Comparar os sistemas de custeio e identificar o que melhor se enquadra para cada situação na empresa;
- Entender o conceito da margem de contribuição: como ela pode te ajudar na gestão do negócio e na tomada de decisões;
- Analisar e compreender as variações de Custo, Volume e Lucro e seus impactos na viabilidade do negócio;
- Compreender a necessidade de orçamentos e os processos utilizados para sua elaboração;
- Entender o nível mínimo de vendas, calcular o ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro e aprender como deve ser a definição do ritmo operacional.
Público Alvo:
Colaboradores que atuam na gestão ou na operação de empresas, comprometidos com o resultado, e necessitam participar ativamente das decisões que contribuem para maximizar o lucro. Profissionais que necessitam de uma visão mais integrada da operação, para enxergar possíveis gargalos e pontos de melhoria nos processos e práticas.
Programa:
(Baixe o programa)
1. Histórico da Gestão de Custos
• Apresentação de conceitos básicos de custos: gasto, custo, despesa, perda, ganho e investimento
• Contextualização dos custos nos negócios
• Introdução dos custos para fins contábeis: apuração de estoques e apuração do CMV
2. O processo principal da organização e a aplicação de Custos
• Compreender qual é o processo principal da organização
• Aplicação dos conceitos de custos nas organizações e as oportunidades de melhoria
• Compreender o conceito de Gestão Estratégica de Custos
3. Custos nas organizações
• A importância da correta separação entre os gastos:
• Acompanhamento dos custos nos estoques das indústrias e comércios:
4. Custos para fins contábeis: Método do Custeio por Absorção
• Entendimento do método aceito pelo Fisco e quais as exigências impostas
• Apontamento dos custos diretos:
5. Custos para fins gerenciais: Método do Custeio Variável
• Entendimento do método mais usado pelos gestores para a tomada de decisões
• Método variável:
6. Comparação entre os Métodos de Custeio
• Absorção x Variável
• Apuração e Análise da diferença entre os resultados
• Qual método é mais adequado para as empresas?
7. Introdução ao conceito do Custeio por Atividade
• Apresentação do Método do Custeio Baseado em Atividade (ABC)
• Aplicação do ABC
• Gestão dos custos das atividades em empresas prestadoras de Serviço
8. Custos para Tomada de Decisão
• Análise dos resultados entre o Custeio por Absorção e o Custeio Baseado em Atividades.
• Aplicação do Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição
• Tomada de decisão com o Custeio Variável - Decisão com fator de restrição
• Análise do Custo, Volume e Lucro
• Refletir sobre a aplicação da Gestão Estratégica de Custos
Instrutor(a):
Localização:
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