CSC (Centro de Serviços Compartilhados) Desafios e Benefícios da Implantação do CSC

Data: a ser agendada


Ficha de inscrição  

Objetivos:

O curso foi desenvolvido para balancear conceitos, modelos e instrumentos modernos da gestão estratégica de um Centro de Serviços Compartilhados como:
• Núcleo de competências de gestão como diferencial competitivo para as operações de uma empresa;
• Conhecer os vários sistemas e práticas disponíveis para ajudar os líderes a transformar as suas atividades, produtos e serviços disponibilizados para a corporação;
• Estimular os profissionais a alinharem suas atividades às ações estratégicas das organizações, frente aos atuais desafios da gestão operacional;
• Dar subsídios aos participantes no desenvolvimento de habilidades de relacionamento, liderança e comunicação, gerando valor sustentável para funcionários, clientes, influenciadores e sociedade.

Público Alvo:

O curso destina-se a profissionais, de todas as áreas, que são líderes e buscam aprofundar ou adquirir novas competências e habilidades para desempenhar suas atividades suportadas por ferramentas modernas de gestão de pessoas, buscando inovações que tragam valor para o negócio.

Programa:

Metodologia:
O curso será dinâmico e participativo, com exemplos de casos práticos baseados nas vivencias do instrutor. Os encontros presenciais são constituídos de: seminários, avaliações e defesas presenciais referentes aos vários assuntos ligados ao curso.


Programa:
Centro de Serviços Compartilhados - Abordagem Geral

Visão Geral do Treinamento
• O CSC e o ambiente empresarial atual

• Direcionadores do Centro de Serviços

• Como o Serviços Compartilhados possibilita as organizações alcançar seus objetivos estratégicos

• Definição de Serviços Compartilhados

• Alguns Benefícios do CSC

• Direcionadores para a Mudança


Os 4 elementos fundamentais do CSC
• Elementos do centro de serviços

• Modelo Organizacional

• Modelo de Negócios

• Modelo de Processos

• Modelo Tecnológico


Projetando um Centro de Serviços Compartilhados
• Abordagem para um projeto CSC

• Iniciando discussões

• Processo de Criação

• Evolução dos centros de serviços

• Processo de Seleção

• Decisão sobre quais processos podem ser Compartilhados?

• Escopo de Serviços - Exemplos


O Business Case - Estudo de Viabilidade Técnico-econômica
• Abordagem Metodológica para CSC

• Gerenciamento do Projeto

• Localização e e layout de um CSC

• Processos e Controles

• Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle

• Redesenho de processos

• Análise de gaps e aderência dos processos


Estratégia de Implantação (por Processos, Big Bang, Piloto)
• Gestão de Relacionamento com o Cliente

• Gestão de Relacionamento com Cliente

• Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA

• Como desenvolver as métricas para compor o SLA

• Precificação integrada ao SLA

• O Catálogo de Serviços

• Gerenciamento de Desempenho

• Gerenciamento de Desempenho - Tipos de Métricas

• Maturidade do CSC e o SLA

• Um efetivo Service Level Agreement


Precificação, Remuneração e Recompensa
• Discussão sobre Precificação - Métodos Típicos


Gestão de Capital Humano
• Change Management

• Change Management: O Desafio da Mudança

• Porque os projetos falham....

• Por que Liderar Mudanças ?

• Processo de Resistência a mudança - Instinto de sobrevivência

• 8 Passos para a Mudança

• Comunicação Empresarial

• Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas


Treinamento
• Treinamento e o Desenvolvimento pessoal

• Estratégia de Treinamento - Lista de treinamentos


Organização do Projeto - Papeis e responsabilidades
• Aspectos : Legal, Trabalhista e Tributário

• Considerações Finais

• A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados

• O futuro do CSC - Mudança cultural e foco no cliente

• Porque projetos de CSC falham...

• CSC - Visão de Futuro

Instrutor(a):

Carlos Magalhães
Consultor Sênior

Consultor Sênior em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia as áreas de negócios. Professor responsável pela matéria de Gestão de projetos para implantação de CSC para a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro do G8 – Grupo dos 8 especialistas em Centros de Serviços Compartilhados e Outsourcing na América Latina em 2011. Membro honorário do GESC para discussão do modelo gestão baseado em Serviços Compartilhados. Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC) já coordenou mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos, como: Albrás, Villares Metals, CSN, Clariant, BOSCH, Grupo Silvio Santos, Grupo Votorantim, Boeringher Ingelheim do Brasil, Marítima Seguros S/A, Porto Seguro, Medial Saúde, Banco Itaú, Hospital Albert Einstein, Andrade Gutierrez, USP, entre outras.

Localização:

Hotel Mercure Moema
Av.Lavandisca, n. 365
São Paulo-SP
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