Gestão de Projetos na Prática - Metodologia, Ferramentas e Aplicativos

Data: a ser agendada


Ficha de inscrição  

Objetivos:

Capacitar o participante a planejar, conduzir e entregar Projetos de forma prática, apoiados nos conceitos do PMBOK (conjunto de conhecimentos formalizado pelo PMI - maior organização americana de padrões para a realização de projetos), aplicando metodologias, ferramentas e aplicativos de apoio. Sensibilizar para as habilidades comportamentais presentes na gestão e sucesso de qualquer projeto.

Público Alvo:

Profissionais envolvidos com projetos em suas organizações e que necessitem aliar uma base conceitual sólida de Gestão de Projetos a ferramentas e metodologias práticas e consagradas.

Programa:

Metodologia
O treinamento tem como característica principal ser ferramental, aliando os conceitos do PMI a situações práticas no cotidiano de um projeto.
 
Após uma apresentação dinâmica de cada ciclo que compõe a vida de um projeto, os participantes são convidados a praticar este conhecimento em laboratório, através da montagem de um projeto estruturado especialmente para essa finalidade.
Esta metodologia ajuda na melhor fixação dos conceitos e permite vivenciar sua aplicação, solidificando os conhecimentos adquiridos.
 
• Metodologia CANVAS
A metodologia CANVAS fornece um panorama geral do projeto, tratando de forma visual todos os aspectos de seu ciclo de vida. É uma ferramenta adotada por especialistas em todo o mundo que, além de proporcionar extrema agilidade na sua montagem, facilita sensivelmente o trabalho em equipe. 
 
Ferramentas
Para cada fase do ciclo de vida de um projeto, serão desenvolvidas ferramentas que funcionam como estímulo à percepção de cada detalhe, sem perda da visão sistêmica que este tipo de atividade requer. 
 
Aplicativos
Além das ferramentas utilizadas nos laboratórios, serão apresentados três aplicativos que dão apoio à condução de um projeto: 
 
• Mapa Mental
Poderosa ferramenta para o entendimento da abrangência de todos os fatores relacionados ao projeto, funcionando também como organizador de processos. 
 
• OpenProj
Aplicativo aberto baseado no produto Microsoft Project - uma das mais completas ferramentas destinadas à gestão de projetos. Ambas são exploradas em sua aplicabilidade na gestão de projetos de diversos portes. 
 
• MS Outlook 
O Microsoft Outlook, muito além de software de mensageria eletrônica, pode eficientemente gerenciar projetos de menor complexidade. A utilização coordenada de suas funcionalidades permite o monitoramento e a interação de todos os membros da equipe, muito útil na Área de Conhecimento da Comunicação de um Projeto. 
 
Programa
Conceituação de um Projeto
 
Caracterização de um Projeto
 
Ciclo de vida de um Projeto:
• Ritual de abertura;
• Planejamento;
• Execução & Controle;
• Entrega do projeto.
 
Ferramentas que facilitam sua realização
 
Aplicativos existentes
 
Metodologia CANVAS para montagem de um projeto. 

Instrutor(a):

A. Campos Sobrinho
Consultor de gestão de projetos. Economista

Atuou 17 anos em empresas multinacionais e líderes em seu segmento, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos e consultoria em gestão de equipes e liderança. Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Pós-graduado em Dinâmica de Grupo pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Consultor sênior da Esfera Gestão Empresarial nas áreas de Vendas, Trade & Marketing. Professor na Faculdade Anhembi Morumbi na cadeira “Comportamento de Compra e Consumo”. Sócio proprietário das empresas ACS Marketing e Visão 360.

Localização:

Hotel Intercity Interative Jardins
Rua José Maria Lisboa, 555
São Paulo-SP  01423-000
Telefone: 11 2627 3200
Website: http://www.intercityhoteis.com.br/hoteis/sao-paulo/intercity-interative-jardins
Ficha de inscrição  

Pergunte-nos sobre este Treinamento: