Avaliação de Desempenho por Competências e Resultados - Definir o modelo mais adequado – Planos de Ação

Data: a ser agendada


Ficha de inscrição  

Objetivos:

Entender que a Avaliação de Desempenho é um processo estratégico para a gestão de pessoas. Definir o modelo de Avaliação de Desempenho adequado à realidade da organização. Entender o passo a passo da implementação da Avaliação de Desempenho. Realizar a Avaliação de Desempenho Gerenciar as informações geradas, para potencializar as estratégias de RH. Elaborar e acompanhar os Planos de Ação respectivos Otimizar os investimentos com desenvolvimento individual e organizacional.

Público Alvo:

Profissionais em posição de liderança que desenvolvem, implantam ou aplicam a Avaliação de Desempenho.

Programa:

Apresentação:
Este curso visa formar gestores para a compreensão da importância e necessidade da avaliação de desempenho, alinhada com as estratégias organizacionais. Serão abordados os aspectos conceituais, metodológicos e práticos da Avaliação de Desempenho por Competências e Resultados.

A Avaliação de Desempenho faz a comparação entre as competências requeridas para bom desempenho das atribuições e as competências individuais evidenciadas. Essa comparação evidencia os gaps de competências, ou seja, competências requeridas e não apresentadas e também confronta os resultados quantitativos esperados com os apresentados pelo empregado.

A análise das competências (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa), orienta a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional mais ajustados às necessidades organizacionais e aos interesses dos empregados, subsidia ações estratégicas como o Plano Anual de T&D, a evolução na carreira e remuneração.

Metodologia:
O curso equilibrará teoria e prática, focado no compartilhamento de experiências, utilizando aulas expositivas dialogadas, dinâmica de grupos, exercícios práticos, simulações, vídeos e debates. É enfatizado o aspecto prático dos temas abordados.

 

Programa:

Introdução
• Contextualização da Gestão de Pessoas na estratégia organizacional
• Desdobramento da estratégia em metas grupais e individuais
• Gestão ou Avaliação de Desempenho
• Porque avaliar pessoas nas organizações
• Porque a maioria dos Sistemas de Avaliação não funcionam
• O que é a Avaliação de Desempenho por Competências e Resultados
• Definição das Competências organizacionais, funcionais e individuais
• Benefícios da Avaliação de Desempenho (empregado, área e empresa)

 

Modelos de Avaliação de Desempenho
• Escala gráfica
• Escolha Forçada
• Por Objetivos e Metas (resultados)
• Incidentes críticos
• Frases descritivas
• Pesquisa de Campo
• Comparação com pares
• Auto avaliação
• Avaliação 90º, 180º e 360º

 

Preparação dos responsáveis pela Avaliação de Desempenho
• A importância de uma boa comunicação
• Sensibilização dos avaliadores e avaliados
• Papeis de RH, gestores e empregados
• A construção dos comportamentos observáveis e eventos críticos

 

O feedback como parte indispensável do processo
• Importância do feedback na devolutiva de uma avaliação
• A dificuldade em dar feedback
• Técnicas de feedback
• Entrevista da Avaliação de Desempenho

 

Fatores que podem distorcer a avaliação
• Tendência Central
• Efeito halo
• Efeito de contraste
• Tendenciosidade
• Rigor ou benevolência
• Erro de fadiga
• Preparação do avaliador

 

Análise dos resultados individuais e organizacionais

 

Ações de Desenvolvimento e Planos de Ação: Individual e organizacional

 

Monitoramento das ações.

Instrutor(a):

Cleidimar Alvarenga
Advogada com Especialização em RH

Consultora empresarial, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional, Gestão de RH e Jurídico-Trabalhista. Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, MBA Executivo em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial. Experiência de 20 anos como executiva de RH em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, industriais e de serviços. Desenvolve projetos como Planejamento Estratégico de RH, Desenvolvimento Organizacional, Relações Trabalhistas/Sindicais, T&D, Compensação&Benefícios. Auditora das Normas ISO 9000, ISO 14000, ISO 16000, SA 8000, OHSAS 18000 e FSC. Palestrante e Instrutora de cursos sobre Direito do Trabalho e Gestão e Desenvolvimento de RH.

Localização:

Hotel Intercity Interative Jardins
Rua José Maria Lisboa, 555
São Paulo-SP  01423-000
Telefone: 11 2627 3200
Website: http://www.intercityhoteis.com.br/hoteis/sao-paulo/intercity-interative-jardins
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