Sistema de Custos e Preços de Venda - O Caminho para Enfrentar Ambiente Econômico Adverso

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Objetivos:

Entender os Conceitos e a Estrutura do Sistema de Custos Saber Aplicar os Melhores Métodos de Custeio Aprender a Formatação e Gestão de Preços de Vendas Conhecer os Principais Modelos de Análises de Custos Aplicar a Política de Redução de Custos e Gestão de Lucros

Público Alvo:

Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

Programa:

1. CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS
• Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
• Classificação de custos
• Outros conceitos de custos
• Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
• Custos para fins contábeis e fins gerenciais
• Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
• Exemplos

 

2. MÉTODOS DE CUSTEIO
• Custeio por Absorção e Custeio Direto
• Custeio Variável e Custeio ABC
• Custeio Integral e RKW
• O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
• Custeamento direto: aplicações práticas
• Exemplos numéricos

 

3. CUSTOS DE SERVIÇOS
• Características de empresas de serviços
• Estrutura dos serviços e processos de execução
• A questão da capacidade
• Modelo geral estruturação de custos e preços de venda de serviços
• Exemplos numéricos

 

4. FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA
• Formação de preços de venda a partir do custo unitário
• Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
• Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda
• Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
• Com apurar o Mark-up
• Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias
• Exemplos numéricos

 

5. GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA
• Formação estratégica de preços
• O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial
• Estratégias de marketing para formação de preços de venda (pricing)
• Utilização de simulação para formar preços de venda
• Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda
• Exemplos numéricos

 

6. ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS
• Conceitos necessários
• Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
• Análise de Rentabilidade de Produtos
• Inflação da empresa: o que é, para que serve.
• Custos para Servir (Cost to serve)

 

7. POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS E GESTÃO DO LUCRO
• O que é e como conduzir
• Modelos existentes e modelo proposto
• O processo de geração de lucros e criação de valor
• Administrando o valor agregado dos produtos e serviços
• Produtividade dos ativos e rentabilidade
• Custo Padrão e Custo Meta
• O modelo da Teoria das Restrições
• Medindo a eficiência dos custos se despesas
• Introdução ao gerenciamento matricial
• Introdução ao OBZ - Orçamento base zero
• Gestão dos recursos
• Exemplos numéricos

Instrutor(a):

Localização:

-- A ser definida --
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