PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Elaboração e Implantação

Data: a ser agendada


Ficha de inscrição  

Objetivos:

Conhecimento dos requisitos legais na elaboração de PGRS. Elaborar ferramentas para gestão de acordo com o Artigo 21 da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Orientar para o Armazenamento, Logistica, e Transporte dos Resíduos.

Programa:

Quem deve participar:
• Gestores da área ambiental, de utilidades e facilities que tenham sobre sua responsabilidade a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos industriais.

• Consultores que pretendem elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais.


Programa:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu decreto regulamentador: os avanços da PNRS para o setor industrial, cinco anos após sua regulamentação, a situação atual de responsabilidades do gerador quando a logística reversa e como retratar isto no PGRS, o Plano Nacional de Resíduos.
- As cidades e estados que estabeleceram Termos de Referencia para Elaboração do PGRS.

 

- O PGRS e seu conteúdo mínimo (administrativo, de gestão e de planejamento) exigido segundo artigo 21 da PNRS.

 

- Os dados administrativos que devem constar no PGRS:
• Elaborando o descritivo do empreendimento e a matriz de responsabilidade.

 

• Quem deve tirar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica sobre o PGRS e em quais conselhos de classe.

 

- Os dados de gestão que devem constar no PGRS:
• Elaborando os controles operacionais, ferramentas e indicadores que serão utilizados no dia a dia e reportados no PGRS:
> Geração de resíduos: planilhas de controle de geração, inventário de resíduos estadual e federal, o SINIR – Sistema Nacional de Resíduos Sólidos e as modificações nos inventários de resíduos.

 

> Classificação de resíduos: síntese de classificação de resíduos segundo a NBR 10.004, Resolução CONAMA 303, Instrução IBAMA 13 e Resolução ANTT 420.

 

> Acondicionamento: especificação de acondicionadores homologados e para resíduos classe II, procedimento operacional de acondicionamento de resíduos.

 

> Logística interna: procedimento operacional de medição de fumaça preta em veículos a diesel, roteiros de coleta, controles de não conformidade na logística interna.

 

> Manuseio: uso de prensas e evidencias de cumprimento a legislação.

 

> Armazenamento de resíduos: registros de movimentação e armazenamento de resíduos, descritivos construtivos e operacionais das centrais de resíduos, check list de inspeção das centrais.

 

> Transporte externo: check list de veículos para expedição de cargas, elaboração de documentos de transporte (procedimento operacional de emissão de MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos e Notas Fiscais para transporte de resíduos classe I), ficha de emergência, controle de licenças de transportadoras.

 

> Destinação e disposição final: planilha de controle de licenças de destinadores finais, planilha de controle de CADRI.

 

- Os dados de planejamento que devem constar no PGRS:
• Minimização de resíduos: plano de metas e report de indicadores de reciclabilidade

 

• Planos de melhorias e ações corretivas

 

• Planos de contingência e emergência

 

- Como descrever as soluções compartilhadas entre empresas no mesmo site (restaurantes, obras, serviços de jardinagem, empresas de limpeza, etc...).

 

- Os relatórios de logística reversa em atendimento ao artigo 31 da PNRS.

Instrutor(a):

-----------------------------

Profissional com 17 anos de experiência na gestão da Cadeia de Resíduos Industriais direcionada à Indústria. Especialidade em: Gerenciamento e Valorização de Resíduos Industriais, Green Supply Chain para Resíduos, Treinamentos, Adequação de Sistemas de Gerenciamento de Resíduos a Legislação Ambiental, Transporte de Resíduos, Auditorias em Sistemas de Gerenciamento de Resíduos e em Fornecedores, Duo Diligences.

Localização:

Hotel Mercure Times Square
Av. Jamaris, 100
São Paulo-SP
Ficha de inscrição  

Pergunte-nos sobre este Treinamento: