Contratos de TI

Contratos de TI
Elaboração - Negociação - Gestão

27/09/2018 a 28/09/2018, das 08:30 às 17:30


08:30 às 17:30 9 dias para o Treinamento
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Objetivos:

• Conhecer os principais Requisitos Legais, Normas e Metodologias para elaboração de Contratos de TI
• Ser orientado quanto à Construção e Manutenção de SLAs em TI e o seu gerenciamento (SLM)
• Definir quais os conhecimentos, habilidades e competências funcionais para negociação de Contratos de TI.

Programa:

(Baixe o programa aqui)

Módulo I – Os Contratos de TI

• Apresentação geral das principais modalidades e sua evolução ao longo do tempo
• Definições e conceitos-chave para entender Contratos de Informática e Contratos Eletrônicos
• Processos corporativos ligados à Gestão de Contratos de Informática e suas implicações jurídicas
• Proteção de Propriedade Intelectual
• Preservação de Sigilo
• Monitoramento de Segurança
• Plano de Continuidade de Negócio
• Atendimento a Clientes e Parceiros
• Terceirização de Atividades
• Relacionamento com Autoridades Regulatórias e com Acionistas e Investidores
• Auditorias e Certificações
• Programa de Ética Corporativa
• Arquitetura integrada de normas e políticas internas
• Segurança legal da informação

Módulo II – Elaboração de Contratos de TI

• Padrões contratuais próprios e padrões contratuais de terceiros: importância e estratégias
• Diferentes formatos e estilos de documentos contratuais conforme objetivos específicos
• Particularidades para editais de licitações e pregões
• Contratos comerciais e convênios de cooperação
• Pré-contratos (cartas de intenção, acordos de confidencialidade, memorandos de entendimentos), verificações e cadastramentos
• Harmonização e integração com políticas corporativas e com metodologias de Governança
• Seleção e redação das principais cláusulas: propriedade, garantias, confidencialidade, penalidades, incentivos, riscos trabalhistas, impostos, indenizações, atualização, rescisão, transição, auditorias, foro, leis aplicáveis, regras para comércio eletrônico, etc.

Módulo III – Negociação de Contratos de TI

• Conhecimentos, habilidades e competências funcionais para negociação de Contratos de Informática
• Diferentes correlações possíveis entre propriedades, garantias, preços, penalidades e outras condições
• Opções de alocação de direitos de propriedade e de sigilo, de procedimentos de controle e reporte
• Divisão de ônus e responsabilidades por investimentos, despesas, tributos, encargos e contribuições
• Táticas para construção e manutenção de equilíbrio contratual em SLA e em SLM
• Compatibilização de outsourcing e insourcing, projetos de migração e processos de transição
• Identificação dos contratantes, forma de aceite, data de assinatura, foro e lei em contratos eletrônicos
• Impugnação de Editais, Propostas em licitações, defesas, recursos, participação em pregões
• Exigências de padrões mínimos para contratos de parceiros e de canais

Módulo IV – Gestão de Contratos de TI

• Articulação com projetos e metodologias de Governança (Código de Ética, ITIL, COSO, COBIT, etc.)
• Detecção de inadequações e desvios; seleção e apresentação em relatórios
• Ferramentas-padrão ou adaptadas de diagnóstico e de controle
• Procedimentos de verificação e de auditoria
• Realização e conciliação de inventários lógicos, físicos e legais; prevenção de perdas e de pirataria
• Provisões financeiras, proteção em seguros, inclusão em sistemas de Gestão de Riscos
• Observância de normas legais, regulatórias e técnicas (Sarbanes-Oxley, BACEN 3380, NBR 17799 e NBR 27001, normas da SUSEP, CFM, CVM e diversas outras entidades setoriais)
• Valoração e comprovação em processos de due dilligence
• Análises, laudos e pareceres jurídicos independentes
• Assistência técnica em perícias
• Mediação em conflitos e disputas comerciais

Módulo V – SLA em TI

• O que são contratos de SLA – Service Level Agreement
• Gestão de SLAs
• SLAs internos e externos
• Vantagens e desvantagens
• Definindo periodicidades e processos de medição
• Estabelecendo réguas de mensuração para os serviços
• Monitorando indicadores
• Garantindo aderência aos acordos
• Aplicando penalidades
• Os principais erros e acertos no dia a dia do SLA

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Instrutor(a):

André Luiz Regazzini
Profissional de Segurança da Informação

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação.

Localização:

Hotel Ninety Jardins
Alameda Lorena, 521
São Paulo-SP  01424-000
Telefone: (11) 3674-3040
Website: http://www.hbhotels.com.br
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