Contratos de TI - Elaboração - Negociação - Gestão

19/10/2017 a 20/10/2017, das 08:30 às 17:30


08:30 às 17:30 É amanhâ!
Ficha de inscrição  

Objetivos:

Conhecer os principais Requisitos Legais, Normas e Metodologias para elaboração de Contratos de TI Ser orientado quanto à Construção e Manutenção de SLA em TI e o seu gerenciamento (SLM) Definir quais os conhecimentos, habilidades e competências funcionais para negociação de Contratos de TI.

Programa:

Módulo I – Os Contratos de TI
• Apresentação geral das principais modalidades e sua evolução ao longo do tempo

• Definições e conceitos-chave para entender Contratos de Informática e Contratos Eletrônicos

• Processos corporativos ligados à gestão de Contratos de Informática e suas implicações jurídicas

• Proteção de Propriedade Intelectual

• Preservação de Sigilo

• Monitoramento de Segurança

• Plano de Continuidade de Negócio

• Atendimento a Clientes e Parceiros

• Terceirização de Atividades

• Relacionamento com Autoridades Regulatórias e com Acionistas e Investidores

• Auditorias e Certificações

• Programa de Ética Corporativa

• Arquitetura integrada de normas e políticas internas

• Segurança legal da informação

 

Módulo II – Elaboração de Contratos de TI
• Padrões contratuais próprios e padrões contratuais de terceiros: importância, e estratégias

• Diferentes formatos e estilos de documentos contratuais, conforme objetivos específicos

• Particularidades para editais de licitações e pregões

• Contratos comerciais e convênios de cooperação

• Pré-contratos (cartas de intenção, acordos de confidencialidade, memorandos de entendimentos), verificações e cadastramentos

• Harmonização e integração com políticas corporativas e com metodologias de Governança

• Seleção e redação das principais cláusulas: propriedade, garantias, confidencialidade, penalidades, incentivos, riscos trabalhistas, impostos, indenizações, atualização, rescisão, transição, auditorias, foro, leis aplicáveis, regras para comércio eletrônico, etc.


Módulo III – Negociação de Contratos de TI
• Conhecimentos, habilidades e competências funcionais para negociação de Contratos de Informática

• Diferentes correlações possíveis entre propriedades, garantias, preços, penalidades e outras condições

• Opções de alocação de direitos de propriedade e de sigilo, e de procedimentos de controle e reporte

• Divisão de ônus e responsabilidades por investimentos, despesas, tributos, encargos e contribuições

• Táticas para construção e manutenção de equilíbrio contratual em SLA e em SLM

• Compatibilização de outsourcing e insourcing, projetos de migração e processos de transição

• Identificação dos contratantes, forma de aceite, data de assinatura, foro e lei em contratos eletrônicos

• Impugnação de Editais, Propostas em licitações, defesas e recursos, participação em pregões

• Exigências de padrões mínimos para contratos de parceiros e de canais


Módulo IV – Gestão de Contratos de TI
• Articulação com projetos e metodologias de Governança (Código de Ética, ITIL, COSO, COBIT, etc.)

• Detecção de inadequações e desvios; seleção e apresentação em relatórios

• Ferramentas-padrão ou adaptadas de diagnóstico e de controle

• Procedimentos de verificação e de auditoria

• Realização e conciliação de inventários lógicos, físicos e legais; prevenção de perdas e de pirataria

• Provisões financeiras, proteção em seguros, inclusão em sistemas de Gestão de Riscos

• Observância de normas legais, regulatórias e técnicas (Sarbanes-Oxley, BACEN 3380, NBR 17799 e NBR 27001, normas da SUSEP, CFM, CVM e diversas outras entidades setoriais)

• Valoração e comprovação em processos de due dilligence

• Análises, laudos e pareceres jurídicos independentes

• Assistência técnica em perícias

• Mediação em conflitos e disputas comerciais


Módulo V – SLA em TI
• O que são contratos de SLA – Service Level Agreement

• Gestão de SLAs

• SLAs internos e externos

• Vantagens e desvantagens

• Definindo periodicidades e processos de medição

• Estabelecendo réguas de mensuração para os serviços

• Monitorando indicadores

• Garantindo aderência aos acordos

• Aplicando penalidades

• Os principais erros e acertos no dia a dia do SLA

Instrutor(a):

André L. Regazzini
Profissional de Segurança da Informação

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação.

Localização:

Royal Jardins Boutique Hotel
Alameda Jaú, 729
São Paulo-SP  01420-001
Telefone: 4082-0000
Website: http://royalhoteis.com.br/royaljardins
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