06/07/2022 a 07/07/2022, das 14:00 às 18:00
Objetivos:
• Estabelecer boas políticas comerciais e parcerias de sucesso;
• Garantir a melhor aplicação do capital financeiro;
• Manter um bom nível de relacionamento com o público interno e externo (stakeholders).
Público Alvo:
Programa:
(Baixe o programa)• O papel da Área de Compras e sua importância estratégica
• Organização dos processos de compras
• Alinhamento de processos com as áreas de Compliance e Controles Internos
• Integridade e canal de denúncias
MÓDULO 2 - Estratégia de Compras alinhada à Estratégia do Negócio
• Alinhamento estratégico
• Conhecimento Financeiro e Fiscal/Tributário como ferramentas poderosas nas tomadas de decisões
• Conceitos de Saving e Cost Avoidance
• Comprar à vista ou a prazo?
• Preço = Custo?
MÓDULO 3 - Inteligência de mercado e inovação
• Amadurecimento da área através do conhecimento do mercado
• Ferramentas chave para realizar a gestão da área:
- RFI, RFQ, Mapa de cotação;
- TCO, CBD (Cost Breakdown);
- Matriz AHP: Análise Hierárquica de Processos.
• O que significam, quando e como utilizá-las, quais são os benefícios
MÓDULO 4 - Conceito de compras 4.0
• Mudança de paradigma do comprador
• O uso da tecnologia a favor do comprador
- E-Procurement, catálogo de produtos, sistemas de gestão de compras independentes (Nimbi, Cost Drivers, Paradigma, entre outros)
• Conceito de leilão reverso, suas aplicações e vantagens para cada cenário e necessidade
MÓDULO 5 - Strategic Sourcing
• Conceitos práticos da aplicação para alinhamento à estratégia da empresa
• Avaliação de categorias e fornecedores: Matriz Kraljic
• Posicionamento estratégico de materiais e de mercado - Forças de Porter e Análise Pestal
• Método Canvas – Identificando o Cenário Atual e Projetando o Cenário desejado
MÓDULO 6 - Global Sourcing e a Segurança de Abastecimento
• Como garantir abastecimento contínuo frente às diversidades
• Priorização de atividades na dinâmica do abastecimento
• E se faltar, para onde correr?
MÓDULO 7 - Lei de licitações e contratos
• A Lei 8666/93 que regulamenta as licitações públicas
• Conhecendo como funciona o relacionamento com instituições públicas
• Mudanças na forma como se relacionar e abastecer
• Integridade e conformidade são as palavras-chave
• Nova lei de licitações
o Panorama geral
o Principais tópicos
MÓDULO 8 - Conduzir negociações de sucesso
• Entendimento dos 07 elementos de uma boa negociação
• BATNA - Best Alternative to a Negotiated Agreement
• ZOPA – Zone of Possible Agreement
• Como ir para a negociação com confiança
Instrutor(a):
Formato:
Através da plataforma Zoom.
Instruções de acesso:
Website: multicursos.com.br/online