Prevenção a Fraudes Corporativas

Inteligência Preventiva, Planejamento e Técnicas Eficazes

Formato:  ao vivo e interativo, com disponibilização da gravação

Data: a ser agendada
   

Objetivos

• Identificar ameaças e avaliar os riscos do uso inadequado de informações e recursos corporativos;
• Conhecer os principais indicadores da existência de fraudes;
• Analisar métodos eficazes para prevenção e apuração de fraudes;
• Elaborar um planejamento formal para prevenção a fraudes;
• Analisar os impactos, causas e fatores críticos de sucesso no controle a fraudes na corporação.

Público Alvo:

• Gerentes e Diretores de Segurança, Responsáveis por áreas Administrativas, Finanças, Controladoria, Processos, Segurança e Fraudes Internas;
• Auditores, Responsáveis por Controles Internos, Compliance e outros profissionais ligados à Proteção dos Ativos de Informação, RH, CISO, Segurança da Informação, Chefes de Segurança, Profissionais das áreas de Inteligência de Informações e Tecnologia da Informação.

Programa: (Baixe aqui em PDF)

Módulo 1 – A Origem das Fraudes
1.1. Os motivadores que levam às fraudes
1.2 Tipificação e características de um fraudador
1.3. Diferenciando os erros, acidentes e fraudes
1.4 Controles sobre o fator humano nas fraudes
1.5 Orientações para reconhecimento de cenários de fraude interna

Módulo 2 – Detectando indícios de Fraudes Corporativas
2.1. Como identificar atitudes e comportamentos suspeitos
2.2. Limitações e cuidados na identificação das causas e dos envolvidos
2.3. Orientações para evitar contratempos e maiores perdas na apuração dos indícios
2.4. Tipos de punições mais comuns para Fraudes Internas
2.5. Técnicas para obtenção de informações para prevenção futura

Módulo 3 – Cenário de Fraudes no Brasil e no mundo
3.1. Manutenção do foco nas ações de prevenção
3.2. Características de um processo para lidar com o risco de fraudes
3.3. Diferenciando os controles quanto ao tipo e função
3.4. Dispositivos comuns usados para detectar, prevenir e tratar a fraude
3.5. Estatísticas sobre a Fraude no Brasil e no Mundo
3.6. Exemplos de atuação em fraudes com Boletos, Cadastros, ETF, DDA e outros recursos

Módulo 4 – Prevenção – Mecanismos & Instrumentos
4.1. Tratamento das informações
4.2. Recursos de auditoria e registro no uso de ativos
4.3. Principais indicadores da existência de fraudes
4.4. Funções e Departamentos com maior incidência de Fraude
4.5. Estruturas e documentos para controle da cultura de Fraudes
4.6. Conscientização dos usuários e cultura de controles internos fortes
4.7. Compromissos e vínculos entre colaboradores e empresas
4.8. Aspectos legais e relacionamento com órgãos oficiais de investigação

Benefícios:

  • Disponibilização da gravação por 15 dias
  • Acesso pelo Zoom
  • Apostila digital
  • Certificado de participação
  • Materiais para download
  • Desconto de 5% no próximo treinamento

Garantia

Garantimos a devolução do investimento efetuado em caso de insatisfação com sua experiência de aprendizado.

Instrutora:

Profissional de Governança, Auditoria e Segurança da Informação

  • + de 10 anos de experiência na área
  • 4,7 avaliação do instrutor
  • + de 1.600 profissionais treinados na carreira
• CGO, CISO e DPO da consultoria IPLC do Brasil;
• Consultor especializado, com mais de 25 anos atuando em projetos de desenvolvimento, implantação e auditoria de contratos e documentos de Acordos de Nível de Serviço, Gerenciamento de riscos em serviços terceirizados e em estruturas de governança para Bancos, Indústrias, Seguradoras, Varejos e Telecom;
• Profissional Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT);
• Bacharel em Direito e em Análise de Sistemas pela PUCC, Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB e Mestrando pelo IPEN/USP;
• Grande experiencia profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e GRC - Governança, Riscos e Compliance para empresas de diversos ramos de atuação em mercados regulados;
• Conhecimento e vivência prática na implantação de estruturas de controles para aderência legal, regulatória e interna e na formulação e implantação de estratégias para Governança;
• Co-autor do Livro Segurança em Banco Eletrônico publicado pela Febraban/PwC, capítulo de SLA´s.




Empresas que já participaram de nossos treinamentos

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