Gestão por Processos

Gestão por Processos
Aumento de Desempenho e Capacidade Produtiva Através de Processos Integrados

19/03/2019 a 20/03/2019, das 08:30 às 17:30


08:30 às 17:30 32 dias para o Treinamento
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Objetivos:

• Introduzir os conceitos, princípios e técnicas básicas da Gestão de Processos de Negócio através de exercícios e estudos de caso práticos;
• Fornecer métodos para mapeamento, análise, desenho, modelagem e implantação dos processos de negócio, alinhados à estratégia corporativa, que reduzam a subjetividade existente atualmente nessas atividades;
• Identificar competências e habilidades por processo que permitam a correta alocação e avaliação dos recursos;
• Identificar ações de melhoria que realmente aumentem a capacidade produtiva e o desempenho de forma alinhada à estratégia corporativa;
• Estabelecer indicadores de desempenho não subjetivos para medir a evolução dos processos nas dimensões adequadas.

A abordagem teórica é acompanhada de exercícios práticos com a utilização das ferramentas e metodologias para perfeita Gestão por Processos.

Público Alvo:

Profissionais que desejem conhecer técnicas de mapeamento e modelagem, análise e redesenho de processos, com foco nos objetivos de negócio (conceito do BPM), para melhorar a eficiência e a eficácia da unidade de negócio ou organização através da Gestão por Processos
Gerentes de qualidade, excelência operacional e melhoria contínua
Profissionais de TI envolvidos no desenvolvimento de sistemas para apoio a processos de negócio
Analistas e gestores de Excelência Operacional, TI e demais áreas operacionais

Programa:

(Baixe o programa aqui)

Módulo 1 – Gestão por Processos
• Processos como base para gestão operacional
Conceituação de processos, ciclo de vida BPM e gestão por processos.
Conceituação de gestão operacional e dimensões de desempenho
- Exemplos de utilização prática das ferramentas de BPM para alinhamento estratégico e gestão de desempenho operacional

• Identificação de fluxos de valor
Conceituação de VSM (Value Stream Mapping)
- Exercício prático para utilização da ferramenta na identificação dos processos da cadeia de valor

• Desdobramento da Estratégia
Conceituação de estratégia, mapa estratégico e BSC
- Exemplos de utilização de ferramentas para desdobramento da estratégia em ações operacionais a partir da cadeia de valor

• Definição de metas de processos: alinhamento estratégico
Conceituação de métrica, indicador e medição
Avaliação de dimensões significativas conforme o propósito de cada processo e a meta definida pelo desdobramento da estratégia
- Exemplo prático com utilização da ferramenta Cadeia de Métricas para definição de indicadores relevantes

• Associação de recursos a processos, por competências
Conceituação de matriz RACI, Competências e Habilidades
Como escolher a base conceitual para competências
- Exercício prático com utilização da técnica para elaboração das matrizes

• Cálculo de capacidade produtiva
Conceituação: Lean, Tempo de Processamento, Tempo de Espera, Lead Time, Takt Time
Como expandir o conceito de capacidade produtiva de processos para áreas ou empresas
-Exemplos práticos de cálculo de Takt Time e Capacidade Produtiva para processos

Módulo 2 – Melhoria Contínua
• Indicadores de desempenho
Conceituação de KPIs, KGIs, Indicadores de Controle e sua utilização
Caderno de Métricas: composição dos indicadores, características, dimensões
- Exemplos práticos utilizando a metodologia e o processo de medição

• Gerenciamento diário para implantação de Melhoria Contínua
Ferramentas Lean para gestão de desempenho
Conceituação: Gerenciamento Diário e Gestão Visual
Como identificar e tratar os pontos de causa.
- Exercício prático para elaboração de quadro de Gestão a Vista

• Priorização de oportunidades
Conceituação: Gráfico de Paretto
Atribuição de pesos e priorização de oportunidades (frequência e impacto)

• Identificação de desperdícios
Os 7 tipos de desperdício
Técnica de melhoria de processo sem necessidade de automação: aprendendo a enxergar

• PDCA para resolução de problemas
O pensamento A3 – PDCA para resolução de problemas
Como medir a efetividade das ações no Gerenciamento Diária
- Exercício prático utilizando a ferramenta A3

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Instrutor(a):

Angélica Regazzini
Consultoria de Processos e Excelência Operacional

Certificada CBPP pela ABPMP e BPM Professional pela Boston University com formação em Matemática Aplicada e Computacional e MBA em Mercado de Derivativos.

Possui mais de 25 anos de experiência em gestão e melhoria de processos de negócio, tendo atuado nos segmentos de serviços, financeiro, indústria, energia, mineração, telecomunicações e outros.

Trabalhou como gestora nas áreas de sistemas, riscos operacionais, produtos financeiros, projetos, marketing e excelência operacional em empresas como Bankboston, Banco Real, Maxblue DTVM e Camargo Correa.

Atua como consultora especialista em Métodos Ágeis, Lean, Gestão de Processos, Excelência Operacional e SLA/SLM conduzindo projetos em grandes empresas nacionais e internacionais como Camargo Correa, Engie, Intercement, Elosaude, Samarco, RTM, Whirlpool e outras.

Localização:

Hotel Ninety Jardins
Alameda Lorena, 521
São Paulo-SP  01424-000
Telefone: (11) 3674-3040
Website: http://www.hbhotels.com.br
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