Data: a ser agendada
Objetivos:
• Fornecer métodos para mapeamento, análise, desenho, modelagem e implantação dos processos de negócio, alinhados à estratégia corporativa, que reduzam a subjetividade existente atualmente nessas atividades;
• Identificar competências e habilidades por processo que permitam a correta alocação e avaliação dos recursos;
• Identificar ações de melhoria que realmente aumentem a capacidade produtiva e o desempenho de forma alinhada à estratégia corporativa;
• Estabelecer indicadores de desempenho não subjetivos para medir a evolução dos processos nas dimensões adequadas.
A abordagem teórica é acompanhada de exercícios práticos com a utilização das ferramentas e metodologias para perfeita Gestão por Processos.
Público Alvo:
Gerentes de qualidade, excelência operacional e melhoria contínua
Profissionais de TI envolvidos no desenvolvimento de sistemas para apoio a processos de negócio
Analistas e gestores de Excelência Operacional, TI e demais áreas operacionais
Programa:
• Processos como base para gestão operacional
Conceituação de processos, ciclo de vida BPM e gestão por processos.
Conceituação de gestão operacional e dimensões de desempenho
- Exemplos de utilização prática das ferramentas de BPM para alinhamento estratégico e gestão de desempenho operacional
• Identificação de fluxos de valor
Conceituação de VSM (Value Stream Mapping)
- Exercício prático para utilização da ferramenta na identificação dos processos da cadeia de valor
• Desdobramento da Estratégia
Conceituação de estratégia, mapa estratégico e BSC
- Exemplos de utilização de ferramentas para desdobramento da estratégia em ações operacionais a partir da cadeia de valor
• Definição de metas de processos: alinhamento estratégico
Conceituação de métrica, indicador e medição
Avaliação de dimensões significativas conforme o propósito de cada processo e a meta definida pelo desdobramento da estratégia
- Exemplo prático com utilização da ferramenta Cadeia de Métricas para definição de indicadores relevantes
• Associação de recursos a processos, por competências
Conceituação de matriz RACI, Competências e Habilidades
Como escolher a base conceitual para competências
- Exercício prático com utilização da técnica para elaboração das matrizes
• Cálculo de capacidade produtiva
Conceituação: Lean, Tempo de Processamento, Tempo de Espera, Lead Time, Takt Time
Como expandir o conceito de capacidade produtiva de processos para áreas ou empresas
-Exemplos práticos de cálculo de Takt Time e Capacidade Produtiva para processos
Módulo 2 – Melhoria Contínua
• Indicadores de desempenho
Conceituação de KPIs, KGIs, Indicadores de Controle e sua utilização
Caderno de Métricas: composição dos indicadores, características, dimensões
- Exemplos práticos utilizando a metodologia e o processo de medição
• Gerenciamento diário para implantação de Melhoria Contínua
Ferramentas Lean para gestão de desempenho
Conceituação: Gerenciamento Diário e Gestão Visual
Como identificar e tratar os pontos de causa.
- Exercício prático para elaboração de quadro de Gestão a Vista
• Priorização de oportunidades
Conceituação: Gráfico de Paretto
Atribuição de pesos e priorização de oportunidades (frequência e impacto)
• Identificação de desperdícios
Os 7 tipos de desperdício
Técnica de melhoria de processo sem necessidade de automação: aprendendo a enxergar
• PDCA para resolução de problemas
O pensamento A3 – PDCA para resolução de problemas
Como medir a efetividade das ações no Gerenciamento Diária
- Exercício prático utilizando a ferramenta A3
Instrutor(a):
Formato:
Através da plataforma Zoom.
Instruções de acesso:
Website: multicursos.com.br/online