Indicadores de performance de RH

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Objetivos:

Medir a contribuição do RH nos resultados da empresa; Inclusão de KPIs ( Key Performance Indicators) no modelo de gestão de pessoas; Maior clareza e comprometimento com os resultados Desenvolvimento do processo de comunicação; Sinergia dos processos internos; Melhoria do clima organizacional (motivação e reconhecimento).

Programa:

 
Apresentação

Uma abordagem prática de como a gestão de pessoas pode mensurar seus resultados e sua contribuição aos negócios. 
Escolher medidas que liguem a estratégia, a gestão dos recursos humanos e os resultados da organização.
Inclusão de KPIs (Key Performance Indicators) no modelo de gestão de pessoas de forma a alavancar sua participação e eficiência.

Programa
1. Evolução e fatores de sucesso organizacional
  • Empresas que duram: fatores competitivos das Organizações
  • Os ciclo de vida das organizações e resultados esperados - Qual o valor da empresa: os diferentes pontos de vista dos stakeholders - Empresas globais e o impacto na gestão de negócios


2. Novos Valores e Conceitos de Resultados
  • O iceberg Corporativo – ambiente e relações organizacionais
  • O que são resultados para as organizações
  • Tangibilidade e Intangibilidade – lidando com os elementos abstratos do resultado
  • A Nova Riqueza das Organizações – Capital Intelectual e Capital Humano
  • A gestão de Rh como veículo para viabilizar a estratégia


3. Monitorando os resultados
  • O princípio da boa mensuração
  • Diagnóstico, revisão estratégica e tomada de decisão
  • Utilizando os indicadores como base para o sistema de recompensa
  • Utilizando os indicadores como sustentação nos processos de mudança


4. Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de realização da estratégia
  • Formulação estratégica - Construindo o mapa estratégico e suas correlações causais
  • Selecionando os indicadores e as métricas para acompanhamento dos resultados de RH
  • Monitoramento estratégico dos resultados e a aprendizagem estratégica
  • Aprendizagem e crescimento - a gestão do capital humano como alavanca impulsionadora dos resultados do negócio.


5. O RH e suas contribuições para a Estratégia
  • Os quatro papéis de RH e sua contribuição para a Estratégia e os Resultados
  • Como desdobrar o planejamento estratégico em ações concretas
  • O Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de realização da estratégia
  • Formulação Estratégica – Construindo o mapa estratégico e suas correlações causais
  • As perspectivas do negócio no mapa estratégico
  • Selecionando os indicadores e as Métricas para acompanhamento dos resultados de RH
  • Mudança de Comportamento: principais desafios para viabilizar


6. O RH e a Gestão por Competências
  • O que são Competências
  • Por que o modelo de Competências alinha RH e Estratégia
  • Competências e sua relação com Culturas e Valores Organizacionais
  • Competências e a tangibilização do Comportamento
  • O perfil de Competências – Definição, chaves-comportamentais e escalas
  • O modelo de competências alinhando os sub-sistemas de RH com a estratégia
  • Como avaliar as Competências
  • Utilizando os resultados da avaliação para planejar ações de RH
  • Competências como Indicador de Resultados da Organização


7. Desenvolvendo Competências para Garantir o Sucesso
  • Como os adultos aprendem
  • Conhecimentos – Habilidades – Atitudes
  • O espectro da Aprendizagem e as diferentes estratégias de Desenvolvimento de RH
  • Blended Training e Coaching – melhorando na efetividade em T&D
  • Sistema de Gestão de Desempenho e a Remuneração Variável como elementos sustentação
  • Como medir a efetividade do Investimento em Desenvolvimento


8. A diferença entre Desempenho e Potencial
  • Por que é preciso ter os dois aspectos em vista
  • Qual é a diferença entre avaliar desempenho e potencial
  • Como a boa gestão dos potenciais ajuda a empresa
  • Quando um programa de Trainees é mais útil
  • Como medir a Capacidade da empresa para reter seus talentos

Instrutor(a):

Localização:

-- A ser definida --
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