Departamento Jurídico Estratégico

Departamento Jurídico Estratégico
Inovação e agilidade para atuar como um Business Partner efetivo do negócio
Formato: Online: ao vivo e interativo

03/08/2022 a 04/08/2022, das 14:00 às 18:00


14:00 às 18:00 29 dias para o Evento
Inscreva-se pelo formulário de inscrição  

Objetivos:

Não é de hoje que o departamento jurídico corporativo vem passando por transformações importantes, deixando de ser apenas uma área de suporte técnico para se tornar mais estratégico e parceiro do negócio. Na prática, isso significa dizer que, atualmente, espera-se que o advogado conheça profundamente o negócio e esteja disposto a contribuir com o resultado da organização, seja com uma melhor produtividade e gestão orçamentária da área, seja na busca proativa por soluções que levem a uma maior competitividade do negócio.

Em adição a esta mudança de mindset, a adoção de métodos ágeis e de tecnologias inovadoras aplicadas à gestão jurídica torna-se oportuna para que os departamentos jurídicos automatizem atividades que agregam pouco valor ao seu trabalho e sistematizem a enorme quantidade de dados com que lidam diariamente. Dessa forma, os gestores passam a deter informações relevantes e a tempo para a tomada de decisão, além de serem mais assertivos e estratégicos, melhor contribuindo com o resultado do negócio.

Este Seminário tem o objetivo de ser um espaço para a troca de experiências sobre como os departamentos jurídicos têm inovado para ficarem mais leves, rápidos na tomada de decisão, com custos mais dimensionados e alinhados ao negócio, a fim de fortalecerem sua posição de conselheiro indispensável para contribuir para as estratégias adotadas por suas corporações.

Em adição a esta mudança de mindset, a adoção de métodos ágeis e de tecnologias inteligentes aplicadas à gestão jurídica é oportuna para que os departamentos jurídicos automatizem atividades que geram pouco valor agregado ao seu trabalho e sistematizem a enorme quantidade de dados com que lidam diariamente, para que os gestores possam ter informação relevante e a tempo para a tomada de decisão, além de possibilitar que sejam mais assertivas e estratégicas para contribuir com o resultado do negócio.

Este Seminário tem o objetivo de ser um espaço para a troca de experiências sobre como os departamentos jurídicos tem inovado para ficarem mais leves, rápidos na tomada de decisão, com custos mais dimensionados e alinhados ao negócio, a fim de fortalecerem sua posição de conselheiro indispensável para contribuir com o resultado da organização.

Público Alvo:

Gestores e profissionais da Área Jurídica, Jurídico Trabalhista, Contencioso, Governança e Compliance, assim como todos aqueles interessados em aprimorar o papel do Departamento Jurídico de suas empresas.

Programa:

(Baixe o programa)
DIA 1 – 03 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

14h00 – Abertura do evento pelo Presidente de Mesa
Luís Otávio Camargo Pinto, Sócio fundador | CAMARGO BENTO Advogados e Presidente | SOBRATT


14h10 – PALESTRA: Cuidados e desafios na gestão jurídica da Jornada Híbrida de Trabalho após a MP 1108/22
A pandemia trouxe novas perspectivas para a adoção do teletrabalho como um modelo viável e eficaz de trabalho. No entanto, somente a partir da Medida Provisória 1108/22 é que o tema foi regulamentado trazendo maior segurança jurídica, inclusive, para que o modelo híbrido seja adotado permanentemente em uma empresa. Saiba nesta palestra quais foram os principais pontos estabelecidos nesta medida provisória e como esta regulamentação impacta a gestão jurídica nas empresas.
Luís Otávio Camargo Pinto, Sócio fundador | CAMARGO BENTO Advogados e Presidente | SOBRATT
Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRATT e Diretor de Relações Institucionais do Sindicato da Sociedade de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro – SINSA. Consócio do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Conselheiro do CORT/FIESP – Conselho Superior de Relações do Trabalho. Coordena cursos promovidos por Associações e é palestrante em seminários na área Trabalhista, assim como autor de artigos em revistas especializadas.

15h05 – PALESTRA: Como a gestão do Legal Operations pode trazer inovação para o negócio
• Perfil e estrutura da operação jurídica com viés comercial
• Desafios e vantagens para implantar uma estrutura de legal operations
• Análise de caso – monitoramento, análise e criação de KPIs e indicadores
Yumi Nakasa, Team Lead – Legal Ops | QuintoAndar
Advogada há 7 anos, com experiência em contencioso cível de massa, contencioso estratégico e imobiliário, passando por escritórios de médio e grande portes em São Paulo e excercendo a advocacia autônoma por alguns anos antes de seguir para o ambiente corporativo. Atualmente tem atuado com enfoque em Legal Operations no segmento imobiliário consultivo e no desenvolvimento de pessoas.

16h00 – INTERVALO

16h10 – PALESTRA: Foco no cliente interno para gerar inovação e agilidade na prestação do serviço jurídico
• Ações de escuta ativa – quais são as dores do cliente interno
• Soluções inovadoras para melhorar a interação com as equipes internas
• Retorno alcançado com estas soluções e próximos projetos no radar
Thatiana Sé, Gerente Jurídico | Alelo (Pede Pronto)
Advogada com Pós-graduação em Direito dos Contratos pelo IICS. Autora do Resumão para Concursos - Direito Civil, parte 1 e 2, Editora Barros Fischer. Como advogada corporativa, passou por empresas como Comporte Participações, Hub Fintech e Ticket.

17h05 – PALESTRA: Como o jurídico pode trazer valor para o negócio com um programa de integridade alinhado ao ESG
• História recente da empresa e o contexto para construção do programa de integridade
• Desafios e vantagens do Jurídico com “chapéu” de compliance
• Interações do jurídico com as demais áreas de negócio e stakeholders
Tamara Ginciene Malara, Diretora de Compliance e Governança Corporativa | EcoRodovias
Profissional com mais de 15 anos de experiência nas áreas Trabalhista, Anticorrupção, Regulatória, Ética e outros assuntos relacionados a Compliance. Nos últimos anos vem acumulando relevante experiência como Profissional de Compliance com Certificação Internacional (CCEP-I) apoiando os maiores varejistas brasileiros na implementação e aprimoramento de Programas de Compliance eficazes. Além disso, contribuiu com empresas multinacionais e nacionais como consultor externo em escritórios de advocacia notáveis no Brasil.

18h00 – ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA
 

DIA 2 – 04 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

14h00 – Abertura do segundo dia pelo Presidente de Mesa
Márcio Cots, Sócio | COTS Advogados


14h05 – PALESTRA: Ferramentas práticas de otimização de pessoas e processos jurídicos
Avalie nesta palestra ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para a implementação de uma cultura e estrutura mais ágil no departamento jurídico, buscando tornar mais eficiente os trabalhos dos gestores da área.
Wagner Osti, Professor | Fundação Getulio Vargas e Sócio consultor | WO Gestão Jurídica
Mestre na linha de Direito dos Negócios pela Escola de Direito de São Paulo da FGV, especialista em Contratos Internacionais do Comércio pela University of California-EUA (LL.M) e especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUC-Curitiba. Experiência em escritórios de advocacia de grande porte e em jurídico interno de empresas multinacionais líderes de mercado. Pela FGV, ministra a disciplina de gestão estratégica de serviços jurídicos no programa de LL.M empresarial e a disciplina de Compliance no programa de MBA Executivo em Finanças. Autor de livros sobre responsabilidade civil, gestão estratégica e compliance. Consultor de planejamento estratégico para advogados. Sócio da empresa WO Gestão Jurídica e investidor anjo de startups de inovação.

15h00 – PALESTRA: Jurídico como Business Partner e KPIs
Nesta apresentação, conheça algumas ferramentas para traduzir o valor do departamento jurídico para o negócio e indicadores de resultado.
• Como construir uma história de valor e business partner do negócio?
• Quais indicadores utilizar e como mensurá-los?
• Como traduzir a contribuição do jurídico para o negócio?
• A importância de avaliações 360º sobre a efetividade das ações do departamento e a construção de um plano de ação estruturado.
Pamela Marsura Verreschi, Legal & Compliance Manager | adidas
Integra o #greenteam da adidas impactando e assumindo a responsabilidade sustentável com o mundo, com passagens por D&I antes disso. Membro efetivo da comissão de entretenimento, cultura e mídia da OAB/SP. Acredita que o jurídico tem que ser simples, acessível e fazer acontecer. Nos últimos anos, liderou os projetos dos clubes do maior (e melhor) portfólio de futebol do Brasil. Como parte da sua trajetória, foi uma das fundadoras do DC Associados, conhecido pela simplificação do direito e atuante em societário e M&A. Antes disso, foi responsável pela operação jurídica do SPFW por mais de 14 edições, considerado o maior evento de moda da América Latina. Atuou no jurídico corporativo da Inbrands S.A., conduzindo questões societárias, de M&A, mercado de capitais e operações estruturadas e foi também responsável pela área pré-jurídica do Grupo Verreschi Advogados. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especializações em áreas corporativas, liderança e comunicação.

15h55 – INTERVALO

16h05 – PALESTRA: Processo de implantação do Visual Law nos contratos e recursos jurídicos
• Inovação e quebras de paradigma no segmento jurídico
• Desafios para adoção do visual law em contratos de licitação e recursos administrativos
• Como equilibrar segurança jurídica e simplicidade na comunicação jurídica
• O que esta inovação trouxe de benefícios até o momento e próximos passos
Andrea Albuquerque, Gerente de Licitações, Jurídico e Contratos | Strattner
Advogada, graduada pela FMU; Membro da Comissão de Licitações da OAB/SP. Perfil generalista com experiência em direito empresarial, aduaneiro, administrativo, civil, licitações públicas, regulatório, LGPD, direito digital e Visual Law. Pós-graduada em Direito Empresarial e Direito Digital, especialização em licitação pública. MBA - Fundação Dom Cabral- Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD.

17h00 – PAINEL: Habilidades esperadas do gestor jurídico no contexto atual
Diversos fatores levaram a uma profunda mudança na gestão do departamento jurídico, que está cada vez mais digital, objetiva e ágil. O gestor jurídico que não entender e acompanhar esta quebra de paradigma pode estar fadado a ficar obsoleto. Discuta neste painel um pouco do que se espera do gestor jurídico para os próximos anos e faça uma reflexão importante sobre o que pode manter uma maior competitividade como profissional jurídico.
Ana Cristina Kleindienst, Head of Legal | Inventa
Além de Head of Legal da Inventa, Ana Cristina Kleindienst é doutoranda, mestre e bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também é bacharel em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como advogada nas áreas de resolução estratégica de conflitos e de direito concorrencial em renomados escritórios. Foi professora dos programas de Pós-Graduação do Insper Direito. É autora do livro "A importação paralela de patentes no Brasil".
Gustavo Montandon, Cofundador | LAB e Gerente Jurídico | Reckitt Health & Nutrition Brasil
Com extensa experiência no departamento jurídico de grandes empresas, atuou com contratos, M&A, e propriedade intelectual. Hoje é responsável pelas áreas de Legal Marketing e Assuntos Corporativos. Com a vivência desenvolvida nestes mais de 11 anos de carreira, foi um dos cofundadores da LAB, a primeira escola dedicada exclusivamente ao advogado corporativo.

18h00 – ENCERRAMENTO DO EVENTO

Instrutor(a):

Múltiplos palestrantes

Múltiplas formações e ocupações, com sólidas experiências em suas áreas de atuação.

Formato:

Online
Através da plataforma Zoom.
Instruções de acesso:
Website: multicursos.com.br/online
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