Objetivos
• Conhecer metodologias, procedimentos e ferramentas para obter a excelência nas compras corporativas;• Estabelecer boas políticas comerciais e parcerias de sucesso;
• Garantir a melhor aplicação do capital financeiro;
• Manter um bom nível de relacionamento com o público interno e externo (stakeholders).
Público Alvo:
Sócios, Gestores e Coordenadores de Compras, Administradores e Gerentes Financeiros, além de todos os profissionais interessados em adquirir conhecimentos relevantes para exercer funções ligadas a Compras Corporativas.Programa: (Baixe aqui em PDF)
MÓDULO 1 - Posicionamento e organização da Área de Compras• O papel da Área de Compras e sua importância estratégica
• Organização dos processos de compras
• Alinhamento de processos com as áreas de Compliance e Controles Internos
• ESG - Aspectos e Impactos
• Integridade e canal de denúncias
MÓDULO 2 - Estratégia de Compras voltadas para o Negócio
• Alinhamento estratégico
• Conhecimentos Financeiro e Fiscal/Tributário como ferramentas poderosas nas tomadas de decisões
• Preço=Custo?
• Comprar à vista ou a prazo?
• Conceitos de Cost Saving e Cost Avoidance
MÓDULO 3 - Inteligência de mercado e inovação
• Amadurecimento da área através do conhecimento do Mercado
• Ferramentas Chave de Gestão da Área de Compras
• RFX (RFI, RFP e RFQ), BID e Mapa de Cotação
• CBD (Cost Break Down) e TCO (Total Cost of Ownership)
• O que significam, quando e como utilizá-las, e quais os benefícios
MÓDULO 4 - Conceito de compras 4.0
• Mudança de paradigma do comprador
• O uso da tecnologia a favor do comprador
• E-Procurement, catálogo de produtos, sistemas de gestão de compras independentes (Nimbi, Cost Drivers, Paradigma, entre outros), Chat GPT como ferramenta de busca
• Conceito de leilão reverso, suas aplicações e vantagens para cada cenário e necessidade
MÓDULO 5 - Strategic Sourcing
• Conceitos práticos da aplicação para alcançar a estratégia da empresa
• Posicionamento estratégico de materiais e de mercado - Forças de Porter e Pestal
• Avaliação de categorias e fornecedores - Matriz Kraljic
• Método Canvas – Identificando o Cenário Atual e Projetando o Cenário desejado
MÓDULO 6 - Global Sourcing e a Segurança de Abastecimento
• Como garantir abastecimento contínuo frente as adversidades
• Priorização de atividades na dinâmica do abastecimento
• E se faltar, para onde correr?
MÓDULO 7 - Lei de licitações e contratos
• Nova lei de licitações - Lei nº 14.133/2021
o Panorama geral
o Principais tópicos
• Conhecendo como funciona o relacionamento com instituições públicas
• Mudanças na forma como se relacionar e abastecer
• Integridade e conformidade são as palavras-chave
MÓDULO 8 - Conduzir negociações de sucesso
• Entendimento dos 07 elementos de uma boa negociação
• BATNA – Best Alternative to a Negotiated Agreement ou Melhor Alternativa a um Acordo
• ZOPA – Zone of Possible Agreement ou Zona de Possível Acordo
• Como ir para a negociação com confiança