Highlights:
(0:16)
A vital importância que a contabilidade tem para duas coisas, gente: para a gestão financeira e para a tomada de decisão. Nós vamos focar bastante isso.
(0:30)
Trimestralmente, as sociedades por ações são obrigadas a divulgar seus resultados e que são aguardados com muita expectativa por parte das empresas mesmo, por parte dos bancos, por parte das bolsas de valores. Por quê? Porque os resultados das empresas significam, representam uma medida sensível de comportamento da economia. Se o resultado das nossas empresas é ruim, sinal que as nossas empresas vão mal, é sinal do quê, gente? É sinal que a economia vai mal.
(1:08)
A contabilidade é uma ciência social que administra os fatos que envolvem finanças, economia, por isso que andam todos de mãos dadas, tudo juntinho, administração, finanças, contabilidade. E o objetivo da contabilidade, nós vamos explorar bastante isso também, é o controle do patrimônio. Primeira coisa, o que é o patrimônio de uma empresa? O patrimônio de uma empresa é um conjunto de bens e direitos e obrigações.
(1:40)
Toda vez que tem uma mudança, gente, no rol de bens, nos valores dos direitos, no comportamento das obrigações de uma empresa, a contabilidade registra isso. Esse é o papel. Então, esse é o objetivo da contabilidade, e eu gosto de chamar a contabilidade de linguagem dos negócios.
(2:06)
Então, só por essa razão, eu digo assim, quem não é contador não tem a obrigação de saber fazer a contabilidade. Deixa para o colega contador fazer isso e ele o faz com toda propriedade, mas nós temos que nos empenhar para saber ler a contabilidade. Isso é importante, porque se ela é a linguagem dos negócios, nós temos que ter uma compreensão, uma leitura do que a contabilidade apresenta.
(2:44)
Cada vez mais eu fico convencido disso. Então, se a gente compreender, se a gente tiver essa leitura do que a contabilidade revela, é muito importante para os gestores que porventura não sejam contadores. E aí, gente, eu penso assim, se eu reúno as peças que a contabilidade apresenta com as peças que a área financeira apresenta, a hora que eu reúno conceitos de contabilidade com conceitos de finanças, vocês concordam comigo que eu estou pronto para exercer uma gestão financeira eficaz que vá ao encontro do objetivo da empresa, gente, que é otimizar recursos.
(3:40)
E foi por essa exposiçãozinha pequena que eu fiz até agora que nós criamos esse curso de contabilidade e finanças para profissionais não financeiros. Então, esse é o objetivo, reunir as peças de contabilidade e as peças de finanças para tratarmos do quê? Para tratarmos a gestão financeira. Esse é o nosso destaque.
(4:09)
Então, eu chamo de cinco ferramentas de gestão financeira. Vou falar um pouquinho para vocês do que a gente lê, do que a gente compreende do balanço patrimonial, o que a gente extrai e extrai muita coisa, viu, gente, da demonstração de resultados. Aí, nós vamos falar de fluxo de caixa.
(4:33)
O fluxo de caixa direto é aquele que a área financeira prepara. O fluxo de caixa indireto é o que a contabilidade prepara. Capital de giro é um assunto comum às duas áreas.
(4:50)
A finanças pratica a gestão do capital de giro. Contabilidade registra as atividades do capital de giro. E para fechar, a quinta ferramenta de gestão financeira são os indicadores de desempenho.
(5:09)
Indicador de desempenho é que nem quando nós estamos dirigindo o nosso automóvel. Eu estou dirigindo o meu automóvel a todo momento, eu estou olhando lá no painel a todo momento, né, gente? Velocidade, temperatura, potência, consumo. Quando eu estou dirigindo uma empresa, o que eu necessito ver com frequência também? A sua liquidez, o seu endividamento, a sua lucratividade, a sua rentabilidade.
(5:40)
Então, logo no início eu quero expor isso para vocês. Aqui nessa lâmina 2, eu faço questão de enumerar todas as minhas lâminas para que fique fácil o nosso entendimento de onde eu estou. Nessa primeira lâmina, eu já coloco as ferramentas de gestão financeira e com isso eu quero demonstrar para vocês como a gente tem ampla condição de otimizar os recursos da nossa empresa e atingir os seus objetivos.