Instrutores

Abner Rosa
Consultor em Gestão de Riscos

Formação acadêmica:
• Gestão de Riscos Corporativos e Patrimoniais - Universidade Paulista
• Pós-graduado em Forense Computacional - Mackenzie
• Especialização em Cibercrime - Brasiliano e Associados
• Certificado ISO31000 - Tradius
• Controles Internos como Ferramenta de Redução de Custos e Eficiência Operacional - Perinity
• Segurança da Informação - Data Security
• Auditoria Interna - Gestão de Riscos e Compliance - Perinity
• Compliance Summit - KPMG
• Prevenção à Fraude - RLA
• ESG Ambientais, Sociais e de Governança - LEC

Atuação:
ABCR - Agência Brasileira de Controle de Riscos - Sócio Consultor
Banco Lemon S.A. - Superintendente de Riscos
PGR - Processos e Gerenciamento de Riscos - Consultor Sr Independente
RCI - Consultoria em Gestão de Riscos - Sócio Fundador
CSU Cardsystem - Gerente de Prevenção à Fraude
Credicard S.A. - Gerente de Prevenção à Fraude

Alexandre Pescuma
Administrador de Empresas

• Administrador de Empresas com MBA em Gestão de RH, possui vários cursos de desenvolvimento e formação na área de Remuneração e RH. Sócio- Diretor da Consultoria Peopleup, eleita pelo mercado desde 2007 como Top Of Mind no segmento de Remuneração.
• Experiência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, com foco em Remuneração e Desenvolvimento Organizacional. Ocupou posições técnicas e de liderança em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte como: EDP Energias de Portugal, Santista Têxtil, Grupo Telefônica, TNT Logistics, Gafisa e Microsiga.
• Como Consultor atua em projetos de Remuneração e Desenvolvimento para empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos e porte.
• Como Professor Universitário ministra os temas: Cargos e Salários, Remuneração Estratégica, Gestão de RH e Avaliação Desempenho em cursos de graduação e pós-graduação.
• Instrutor de cursos de formação e especialização em cargos e salários em diversas instituições.
• Autor do Livro e Curso On line – Como implantar um Plano de Cargos e Salários, editora CPT.

Carlos Magalhães
Consultor Sênior, Notório Especialista em CSC

• Há mais de 25 anos atua como Assessor e Conselheiro Empresarial, com participação ATIVA em mais de 176 projetos de Transformação Organizacional (CSC e Reestruturação), no Brasil e exterior;
• Advisor para gestores brasileiros em implantação de CSC Globais: Portugal, Espanha, EUA, França, Rússia, China e América Latina;
• Advisor para mais de 400 profissionais em 130 empresas para maturação e evolução de seus CSCs;
• Networking com mais de 900 profissionais em 830 empresas para discussão sobre CSC e sua maturação;
• Este treinamento já capacitou, desde 1998, mais de 3000 gestores e executivos em planejamento, desenho, evolução e automação, e indicadores para o modelo de Gestão conhecido como Serviços Compartilhados.

Prêmios, Certificações e Reconhecimentos

• Prêmio Internacional pela apresentação de um CASE de implantação e operação de um CSC Brasileiro – Instituto Politécnico de Portugal 2016;
• Palestrante e componente de grupos e fóruns internacionais para estudos e tendências em Serviço Compartilhados;
• Reconhecido como notório especialista em Serviços Compartilhados no Brasil e no exterior.

Cleidimar Alvarenga
Advogada especializada em Direito do Trabalho e consultora empresarial

Advogada especializada em Direito do Trabalho com MBA em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial. Especializada em Planejamento Estratégico de RH, R&S, Gestão de Desempenho, Remuneração e Recompensas, Carreira e Sucessão, Gestão de Talentos, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade Socioambiental. Possui relevante experiência profissional como executiva e consultora em empresas nacionais e multinacionais. Palestrante e instrutora de cursos sobre Direito do Trabalho, LGPD, Governança, Compliance (inclusive trabalhista), Riscos (ISO 31000). Diretora da Azo Consultoria de Resultados e consultora sênior da Ser Total Consultoria.

Gustavo Grillo
Consultor Empresarial

Profissional com dezenove anos de atuação com transformação organizacional, tendo liderado adoções de práticas modernas de gestão em organizações de médio e grande porte, dos setores público e privado, como IBM, Roche e Itaú. Atuou como Consultor de Gestão e Agente de Mudanças, entregando projetos, elaborando e ministrando treinamentos, e mensurando resultados. Desenvolve projetos de Gestão e Design Organizacional utilizando técnicas e frameworks como OKR, Kanban e Culture Hacking.

João Alberto Teixeira
Consultor em Planejamento Patrimonial e Sucessório

• Formado em Direito pela FADAP e MBA em Direito Empresarial, pela FGV.
• Conselheiro Consultivo Certificado – CONCERTIF, pela CelintBRA
• Palestrante em Sucessão Familiar e Governança Corporativa para Empresas Familiares.
• Professor de Governança Corporativa e Direito Empresarial no MBA da Faculdade Reges de Dracena. Atuou como Consultor na IOB Thomson e na Grant Thornton Auditores Independentes.
• Associado e Membro da Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, Associado e Membro da Comissão de Societário e Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário - IBRADIM, Associado ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Conselheiro Consultivo do Grupo WT (empresa familiar) na região Nordeste. Conselheiro Fiscal do Sescon Tupã.
• Sócio Fundador da Hold Gestão Patrimonial, consultoria boutique especializada em planejamento sucessório para empresas familiares. Consultor de planejamento sucessório do Escritório Gomes Altimari Advogados.

Júlio Diniz Junior
Economista e pós graduado em Finanças e Gestão Empresarial

- Professor de Administração Financeira, Matemática Financeira e Contabilidade Societária;
- Coordenador de cursos de MBA em Gestão Estratégica de Negócios;
- Atua no mercado financeiro há mais de 30 anos;
- Facilitador de mais de 500 treinamentos empresariais;
- Consultor empresarial.

Lineu Marques
Especialista em Auditoria, Compliance e Controladoria

Formação em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e complementação com MBA - FGV. Carreira focada em finanças e processos - prevenção e investigação de fraudes e soluções avançadas de prevenção de perdas no varejo, auditoria interna, compliance, gestão de riscos, controles, processos e governança corporativa. Atuou como Auditor, Controller, Compliance Officer e Gerente de Projetos. Experiência em empresas como Arthur Andersen, Deloitte e Ernst & Young atendendo empresas como Shell, M.Oficcer, Luis Vuitton, Société Générale, Sodexo, Unibanco, Grupo Votorantim, Braskem, Volkswagen, Ambev, Microservice e CCR. Professor Universitário de Sistemas de Informação Gerencial e de Auditoria (FIA, Faculdades Anhanguera e AEMS - Três Lagoas - MS). Instrutor técnico para equipes de auditoria de indústrias, bancos e varejo.

Mariana C. Trevisioli
Advogada Especialista em contratos e tecnologia da informação

• Advogada atuante há 15 anos na área de tecnologia da informação, prestando assessoria e consultoria a empresas dos mais variados segmentos na implementação de Compliance Digital, assim como de mecanismos de segurança jurídica trabalhista e societária; 
• Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
• Pós-graduada em Direito e Tecnologia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
• Especializada em Internet, Technology and Security pela University of Michigan
• Professora de Direitos Autorais na Internet;
• Colunista e conferencista.

Ricardo Calcini
Prof. Me. PUCSP

Mestre em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito do Trabalho da FMU. Especialista nas Relações Trabalhistas e Sindicais. Coordenador Acadêmico do projeto "Dúvida Trabalhista? Pergunte ao Professor!" (Jota) e da coluna Atualidades Trabalhistas (Portal Empório do Direito). Colunista responsável pelo projeto acadêmico Prática Trabalhista nos Tribunais na Revista Consultor Jurídico (Conjur). Palestrante e Instrutor de eventos corporativos e "in company".

Sérgio Lopes
Consultor Empresarial

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista. Pós-graduado em Análise de Sistemas (FAAP), Administração Financeira (Fecap) e Sistemas de Informações (Mauá). Desenvolveu e implementou projetos nas áreas de Organização, Sistemas e Métodos, Planejamento e Gestão Empresarial, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos (Plano de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho e Remuneração Estratégica), Controles Administrativos, Gerenciamento por Indicadores, Mudanças Organizacionais e Gestão de Sistemas da Qualidade: Total, ISO 9000:1994, ISO 9001:2008 e Prodfor (ES), Gestão de Mudanças e Melhorias de Processos. Consultor Empresarial desde 1986 e Sócio-gerente da SL CONSULTORIA & TREINAMENTOS LTDA.

Sidney D'Agázio
Especialista em Direito Tributário

Especialista em Direito Tributário - IBET/USP, Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas, Técnico em Contabilidade pelo Liceu Santa Cruz.
Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).
Mais de 25 anos de experiência profissional na área jurídico-tributária nas funções de consultor de empresas e auditor de campo.
Professor e palestrante de cursos de extensão profissional há mais de 20 anos, tais como CRC, CIESP, ACSP, SESC e outras.
Expositor de relevantes temas tributários em Entidades de Classe como CRC, Sindicato dos Contabilistas, Associação Comercial e SESC.
Coordenador Tributário por mais de dez anos da Consultoria IOB.
Autor de diversos artigos sobre temas tributários, dentre os quais: As Ilegalidades de Base de Cálculo do ICMS; Conceito de preço para fins de incidência do ISS; O Planejamento Tributário como Fonte de Recursos Financeiros; O Impasse do Crédito-Prêmio de IPI e outros.
Autor do Livro: Como Atender o Fiscal de Tributos - Editora Cenofisco.

Silvio José Moura e Silva
Graduado em Administração, Engenharia Mecânica e Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, MBA-Controller, MBA-Gestão Financeira e Riscos

• Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, MBA-Controller, MBA-Gestão Financeira e Riscos
• Graduado em Administração (ESAN/SP), Engenharia Mecânica (Universidade Mackenzie) e Ciências Contábeis (UNIP)
• Especializou-se pela FIPECAFI/USP em Controladoria e Gestão Financeira e Risco, Globalização e Cultura (FESPSP), Big Data, Data Science e Data Analytics (Unisinos) e Neurociências e Comportamento (PUC/RS)
• Cursou o Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP
• Sócio da eConexão, atuando com foco no desenvolvimento de projetos de reestruturação de negócios e implantação da Controladoria e foi Conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (2015-2022).

Walter Garcia
Advogado

Advogado formado pela Universidade de Rio Preto, especialista em Direito das Obrigações pela UNESP. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Participou como membro-relator do Tribunal de Ética e Disciplina de São José do Rio Preto - TED XI. Participou de vários seminários e congressos na área de Direito Empresarial por conta de sua atuação em advocacia corporativa, prestando serviços na área civil e trabalhista, tanto na esfera preventiva quanto contenciosa. Administra o Departamento Jurídico de Empresas que se utilizam da Representação Comercial.