Instrutores

Émerson Siécola de Melo
Advogado, especialista em governança, gestão de riscos corporativos e compliance

Experiência profissional de mais de 25 anos, 15 dos quais dedicados à implantação e gestão de programas de compliance, gestão de riscos legais, regulatórios, operacionais e de imagem, controles internos, ouvidoria e negócios sustentáveis nos mercados financeiro e de assessoria e consultoria. Docente, palestrante e facilitador em cursos, seminários e treinamentos sobre temas de governança, gestão de riscos corporativos e compliance. Membro do ICB - Instituto Compliance Brasil, Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo e Comissão de Compliance e Anticorrupção da OAB/SP Pinheiros. Colaborador da obra revista ‘Lavagem de Capitais e Obrigações Civis Correlatas’ (Editora RT, 2ª edição, 2007 - Marco Antônio de Barros).

A. Campos Sobrinho
Consultor de gestão de projetos. Economista

Atuou 17 anos em empresas multinacionais e líderes em seu segmento, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos e consultoria em gestão de equipes e liderança. Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Pós-graduado em Dinâmica de Grupo pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Consultor sênior da Esfera Gestão Empresarial nas áreas de Vendas, Trade & Marketing. Professor na Faculdade Anhembi Morumbi na cadeira “Comportamento de Compra e Consumo”. Sócio proprietário das empresas ACS Marketing e Visão 360.

Alexandre Pescuma
Administrador de Empresas com MBA em Gestão de RH

Experiência de mais de 15 anos na área de Recursos Humanos, com foco em Remuneração e Desenvolvimento Organizacional. Ocupou posições técnicas e de liderança em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte como: EDP Energias de Portugal, Santista Têxtil, Grupo Telefônica, TNT Logistics, Gafisa e Microsiga. Como Consultor atua em projetos de Remuneração e Desenvolvimento para empresas nacionais e multinacionais de diferentes segmentos e porte. Como Professor Universitário ministra os temas: Cargos e Salários, Remuneração Estratégica, Gestão de RH e Avaliação Desempenho em cursos de graduação e pós-graduação.

André L. Regazzini
Profissional de Segurança da Informação

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação.

C. Almeida
Advogada especialista em tributos indiretos

Consultora há mais de 20 anos na área jurídico-empresarial. Professora em cursos de Direito Tributário. Autora dos livros “SPED Bloco H e Bloco K – Aspectos Teóricos e Práticos", "Tributação do IPI e do ICMS no Simples Nacional”, “Guerra dos Portos – Alíquota interestadual para produtos importados de 4%”, “Como resgatar créditos fiscais de ICMS, IPI, PIS e Cofins” e “Manual do Faturista”.

Carlos Magalhães
Consultor Sênior

Consultor Sênior em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia as áreas de negócios. Professor responsável pela matéria de Gestão de projetos para implantação de CSC para a Universidade de Coimbra-Portugal. Membro do G8 – Grupo dos 8 especialistas em Centros de Serviços Compartilhados e Outsourcing na América Latina em 2011. Membro honorário do GESC para discussão do modelo gestão baseado em Serviços Compartilhados. Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC) já coordenou mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos, como: Albrás, Villares Metals, CSN, Clariant, BOSCH, Grupo Silvio Santos, Grupo Votorantim, Boeringher Ingelheim do Brasil, Marítima Seguros S/A, Porto Seguro, Medial Saúde, Banco Itaú, Hospital Albert Einstein, Andrade Gutierrez, USP, entre outras.

Clóvis Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria

Doutor em Contabilidade e Controladoria - USP/SP. Mestre em Ciências Contábeis - PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.

Cleidimar Alvarenga
Advogada com Especialização em RH

Consultora empresarial, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional, Gestão de RH e Jurídico-Trabalhista. Advogada, pós-graduada em Direito do Trabalho, MBA Executivo em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial. Experiência de 20 anos como executiva de RH em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, industriais e de serviços. Desenvolve projetos como Planejamento Estratégico de RH, Desenvolvimento Organizacional, Relações Trabalhistas/Sindicais, T&D, Compensação&Benefícios. Auditora das Normas ISO 9000, ISO 14000, ISO 16000, SA 8000, OHSAS 18000 e FSC. Palestrante e Instrutora de cursos sobre Direito do Trabalho e Gestão e Desenvolvimento de RH.

Dr. Walter Garcia
Advogado

Advogado formado pela Universidade de Rio Preto, especialista em Direito das Obrigações pela UNESP. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Membro-relator do Tribunal de Ética e Disciplina de São José do Rio Preto – TED XI. Participou de vários seminários e congressos na área de Direito Empresarial por conta de sua atuação em advocacia corporativa, prestando serviços na área civil e trabalhista, tanto na esfera preventiva quanto contenciosa. Administra o Departamento Jurídico de Empresas que se utilizam da Representação Comercial.

Dra. I. Gonçalves
Economista e Psicóloga

Economista e Psicóloga, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e toda uma carreira na área da Psicologia Organizacional com foco em mudanças comportamentais e análise do ser humano dentro das organizações. Formação em Coaching pela Academia Americana de Coaching, com mais de 20 anos de atuação nesta linha. Formação em Psicodrama, Biodança, PNL e em Dinâmicas de Grupo pela Sociedade Rolando Toro em Santiago. Atuou no Instituto Roberto Shinyashiki por 16 anos coordenando projetos na área comportamental e implantação de ferramentas de gestão. Atuação também no Instituto Paulo Freire. Atua em todo o Brasil como Consultora, Instrutora de Treinamentos, em processos de Executive Coaching e Assessment e Conferencista Motivacional.

Francisco Arean
Administrador de Empresas

Consultor Organizacional, Professor Universitário em cursos de graduação e MBA, com formação em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Psicologia Organizacional, com especialização em Administração de Recursos Humanos pela FGV – SP e Especialista em Programação Neurolinguística pela SBPNL. Acumula 25 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento e Recursos Humanos, tendo ocupado posição técnica e gerencial nas empresas Sabesp, Construtora Camargo Corrêa, Reckitt & Colman e Biosintética Farmacêutica. É especialista no desenvolvimento e apresentação de programas envolvendo a área Gerencial, Negociação em Vendas, Liderança para Gestores de Alta Performance, Atendimento ao Cliente, Oratória, Habilidades em Programação Neurolinguística, Programas Comportamentais e de Recursos Humanos. Já proferiu treinamentos para Drogasil, Pfizer, Roche Farmacêutica, Johnson & Johnson, ZF do Brasil, Correios, Vivo, Alcoa, Usiminas, Saint Gobain, Astra Zeneca, Construtora Camargo Correa, Petrobrás, Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Ford, Volkswagen, Caixa Econômica Federal, Prefeitura da Cidade de São Paulo, entre outras.

Jairo Guadagnini
Advogado e Consultor Jurídico

Advogado formado pelas Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG. Pós-Graduado em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito Social - EPDS. Professor de Direito Previdenciário da Universidade Paulista - UNIP e docente em diversos institutos de treinamento profissional, promovendo o desenvolvimento, a formação e a atualização de profissionais ligados às áreas do Direito, Recursos Humanos e Administração de Pessoal. Consultor Jurídico especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Jorgette Leite Lemos
Conferencista e Consultora Organizacional

Conferencista e Consultora Organizacional em âmbito nacional, em sua vasta atuação na área de Gestão de Pessoas desenvolveu sólida experiência na abordagem de questões relativas ao Social, Qualidade de Vida e Benefícios. Pesquisadora produz e dissemina conhecimento. Ação na área de Recursos Humanos em nível corporativo na gestão das áreas de Serviço Social e Benefícios, nas empresas Souza Cruz e COPERSUCAR/Companhia União dos Refinadores de Açúcar e Café.

Karen Perez | Gisele Tacchi
Instrutoras

Gisele Tacchi
Pós Graduada em Administração de Empresas, atua há mais de 20 anos em criação, desenvolvimento e implementação de Treinamento nas áreas de Vendas e Marketing. Atuou como professora no curso de MBA em Gestão Comercial / Vendas, na BBS – Brazilian Business School, em São Paulo. Implantou projetos para a gestão comercial e programas eficazes relacionados a aumento em vendas, com resultados comprovados em aumento de 40 a 50% nas vendas em clientes como: Philips, Atlas Copco, Rhodia, Maersk, Chicago Pneumatic, Bradesco Cartões, Valeo, Bristol Myers Squibb, DSM, Metso, Doka, Novartis, Jungheinrich, entre outros Há 10 anos é sócia da Misab Consulting onde desenvolve Projetos de Consultoria e Auditoria.

Karen Perez
Graduada em direito, tem mais que 12 anos de experiência em desenvolvimento de projetos customizados e implementação na área Comercial, Marketing e Serviço ao Cliente, tanto para liderança como para colaboradores. Responsável pelas vendas e entrega de projetos nacionais e internacionais dentro de LATAM. Tem desenvolvido com sucesso soluções para os clientes para apoiar as suas necessidades de desenvolvimento em vendas, gestão de vendas e Key Account Management, Venda Consultiva, Gestão de Contas e Coaching. Desde 2007 é sócia da Misab Consulting

Lineu Marques
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Formação em Ciências Contábeis, Administração de Empresas e complementação com MBA - FGV.bCarreira focada em finanças e processos– prevenção e investigação de fraudes e soluções avançadas de prevenção de perdas no varejo, auditoria interna, ’compliance’, gestão de riscos, controles e processos e governança corporativa. Atuou como Auditor, Controller, Compliance Officer e Gerente de Projetos. Experiência em empresas como Arthur Andersen, Deloitte e Ernst & Young atendendo empresas como Shell, M.Oficcer, Luis Vuitton, Société Générale, Sodexo, Unibanco, Grupo Votorantim, Braskem, Volkswagen, Ambev, Microservice e CCR. Professor Universitário de Sistemas de Informação Gerencial e de Auditoria (FIA, Faculdades Anhanguera e AEMS - Três Lagoas - MS). Instrutor técnico para equipes de auditoria de indústrias, bancos e varejo.

Marcelo Egéa
Psicólogo com especialização em Administração

Psicólogo, com especialização em administração pela Fundação Vanzolini Poli USP, tem mais de 26 anos de experiência em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, atuou em empresas líderes como Santista, Alpargatas, Merril Lynch e Blockbuster. Desde 2009 é responsável pela organização da etapa brasileira do Global Management Challenge, competição mundial de estratégia e gestão presente em 40 países. Sua experiência como consultor inclui a concepção e condução de projetos em Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Líderes para empresas como Itaú-Unibanco, Pfizer, visa Santander, DuPont, Ericsson e Gerdau, entre outros. Desenvolve trabalhos também no México, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia.

N. José de Oliveira Neves
Advogado Estrategista

Advogado estrategista, fundador, em 1990, do escritório Oliveira Neves - Advocacia e Consultoria, especializado em direito empresarial e tributário, crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira, escritor e palestrante.

S. de Carvalho
Economista

Área de atuação: Finanças Corporativas, Fusões e Aquisições, Project Finance, Planejamento, Controladoria, Custos. Mestre em Economia Empresarial pela UCAM-RJ. Graduado em Economia pela PUC-RJ. MBA em Finanças pela PUC-RJ. Mestrado Economia / Contabilidade pela UCAM-RJ. Ministrou mais de 300 palestras e cursos in-company e abertos, desde 1992, em dezenas de cidades de todo o Brasil e Portugal. Autor do livro - O Contador Líder; editora IOB, 2009, 2ª edição. Autor de vídeos best-sellers sobre Orçamento, Custos, Avaliação de Empresas, Plano de Negócios e Balanced Scorecard, com tiragem de 10.000 unidades inclusive no exterior. Há 14 anos também é professor convidado de cursos MBA em todo o país, como a FGV, entre outras seis universidades. Já alcançou a marca de 50 projetos de consultoria em gestão para empresas do RJ, SP, MG, PR, SC, desde 1990. Os primeiros 15 - de seus 32 anos de atuação em Planejamento, Custos, Finanças e TI - foram como executivo de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Sidney D’Agázio
Especialista em Direito Tributário

Especialista em Direito Tributário – IBET/USP, Bacharel em Direito – Universidade Braz Cubas, Técnico em Contabilidade – Liceu Santa Cruz. Expositor de relevantes temas tributários em entidades de Classe como CRC, Sindicato dos Contabilistas, Associação Comercial e SESC. Coordenador tributário por mais de dez anos da Consultoria IOB. Autor de diversos artigos sobre temas tributários dentre os quais “As Ilegalidades de Base de Cálculo do ICMS”; “Conceito de preço para fins de incidência do ISS”; “O Planejamento Tributário como Fonte de Recursos Financeiros”; “O Impasse do Crédito-Prêmio de IPI” e outros. Autor do Livro “Como Atender o Fiscal de Tributos” - Editora Cenofisco.