Retenção de Talentos - como aplicar na prática

Retenção de Talentos - como aplicar na prática

Retenção de Talentos - como aplicar na prática

12 Abr 2024 Claudio Hernandez

Estamos na geração em que todos querem ser empreendedores, todos querem ser sócios do chefe ou até mesmo abrir uma empresa concorrente e aumentar seus ganhos. A geração do imediatismo, da ansiedade e poucos laços.

Não se fala mais em carreira, crescimento dentro da empresa, valorização do profissional. De um lado, os profissionais estão querendo sempre mais e do outro as empresas são desafiadas a continuar com aquele ótimo profissional, aumentar os lucros da empresa e, ao mesmo tempo, ter um funcionário motivado e satisfeito.

E os números não mentem. Um relatório da HayGroup, empresa referência no mercado de gestão de pessoas, apontou que 64% das empresas não sabem como aplicar métodos de retenção de talentos com os funcionários.

Para solucionar essas duas pontas, preparamos um guia sobre Retenção de Talentos, um método muito comum em grandes empresas, e que ajuda a solucionar o problema da rotatividade de colaboradores.

O que é retenção de talentos


O significado do termo Retenção de Talentos advem de um conjunto de boas práticas que visa capacitar profissionais com grande potencial a fim de ter um expert em alguma área chave para a empresa, além de melhorar os resultados.

A retenção de talentos veio para que o funcionário permaneça por mais tempo no quadro de funcionários da empresa, não apenas por um bom salário, mas também porque a empresa investe no seu conhecimento profissional, valorizando seu potencial e trazendo um ambiente inspirador.

Com isso o funcionário permanece muito mais tempo na empresa, se especialista e todos saem ganhando.

Quer um exemplo de como a alta rotatividade de empresas é negativa? Se você é CEO de uma agência de comunicação e tem um redator que faz também o papel de atendimento diretamente com o cliente, e esse profissional sempre é substituído, o seu cliente irá sentir-se inseguro e dificilmente criará laços com a sua empresa.

Ou seja, o relacionamento do seu cliente com o atendimento impacta no fim do funil que é a satisfação do seu cliente que paga as contas da empresa.

Agora que você entendeu que precisa apostar em retenção de talentos, vamos te mostrar mais 5 benefícios dessa iniciativa. Confira!

 

5 benefícios da retenção de talentos para o seu negócio


01 - Clima de trabalho agradável

Passamos mais tempo em uma empresa do que com a nossa própria família, ou seja, uma boa parte da nossa vida está naquele escritório com telefone tocando, caixa de e-mails lotadas e sempre muitas demandas.

Isso não muda, mas o que pode mudar e contribuir para que o seu colaborador permaneça no time motivado e talentoso é o ambiente.

Ter um dia na semana de frutas free, um dia no mês para poder levar o pet no escritório, fazer parceria com algum salão e promover uma vez por semana manicure para as funcionárias... esse "mimos" que parecem mínimos fazem toda a diferença na decisão do seu funcionário de ficar na empresa ou de mudar.

E claro, um ambiente gostoso e agradável é bom para todos!

Invista em uma decoração inspiradora, mesas com espaço para que o funcionário coloque o porta retrato da sua família.

Quanto mais acolhedor for o ambiente, mais produtividade potencial. Uma empresa que investe em ambientes inspiradores é a Google.

Redes, puffes, comidinhas, a Google já entendeu bem antes que todo mundo que retenção de talentos é necessário para uma empresa de sucesso.

02 - Aumento do engajamento e produtividade

Quando você investe em um profissional e paga um workshop por exemplo, ele volta cheio de ideias para compartilhar com os colegas de trabalho e, claro, aumenta sua produtividade.

Investir em retenção de talentos é apostar na melhora dos processos e entrega realizada pelo seu time.

É interessante depois que o profissional vá para alguma especialização ou curso, marque uma reunião com todos os colegas de departamento para dividir o conhecimento e claro valorizar o benefício ofertado pela empresa.

Conhecimento compartilhado aumenta o engajamento do time, potencializa a produtividade do seu negócio e conquista novos patamares.

03 - Melhora na convivência e tomada de decisões

Sabemos muito bem o quanto intrigas e um time desunido pode resultar em problemas na empresa.

A retenção de talentos não escolhe apenas um funcionário em um time de 10, muito pelo contrário. Ela visa motivar todos de forma horizontal, melhorar a convivência e em consequência a tomada de decisões acaba sendo mais fluida quando todos estão focados na melhoria da empresa.

Aquela velha estória de vestir a camisa da empresa, sabe?

A retenção de talentos une várias boas práticas como já citamos aqui, e no fim, todos estão motivados, felizes e traçando um plano de carreira na empresa.

É comum avaliarmos uma empresa de acordo com o tempo que o funcionário permanece lá. É sempre bem visto quando ouvimos que um funcionário está há anos no mesmo local. A impressão de ser uma empresa humana é nítida.

04 - Resultados financeiros para o seu negócio

Você deve estar pensando, como assim: eu vou investir em ambientes inspiradores, pagar cursos para os funcionários, investir na capacitação e no talento de cada um e ainda terei resultado financeiro positivo? SIM!

Quanto custa hoje a demissão e contratação de um funcionário CLT?

Ao colocar na ponta do lápis, investir em Retenção de talentos, além de ser uma opção qualitativamente consagrada, ainda reduz os gastos de desligamento de um profissional a contratação de um outro.

05 - Garantia de capital intelectual da sua empresa

É importante enxergar os funcionários da sua empresa muito mais do que como colaboradores, e sim como parte de um capital intelectual. Que constroem diariamente valores, novos aprendizados, fluxos de trabalho aprimorados, e até mesmo melhores relações com o cliente.

Quando você tem uma retenção de talentos eficaz, a rotatividade diminui e o potencial da sua empresa em termos de capital intelectual aumenta proporcionalmente ao investimento em conhecimento e especialização para os seus funcionários!

 

Construindo carreiras - Como ir além e motivar seu profissional


Não é apenas investindo em cursos, criando um ambiente motivador que seu profissional talentoso irá criar um vínculo com o seu negócio. É preciso ir além.

Elogiar quando algo difícil é conquistado, ter compreensão em um momento pessoal difícil, como doenças e perdas, são pontos fundamentais e que pesam na hora do seu profissional de sucesso pensar em mudar de empresa. Ele levará isso em consideração.

Vale a pena também construir um plano de carreira de curto, médio e longo prazos para cada funcionário, com metas e aumentos salariais. Assim você, como empresa, tem noção dos saltos que o seu negócio pode dar e, de outro lado, o funcionário tem a plena consciência que ele será recompensado por isso.

 

Na prática, vamos falar de números?


Segundo uma pesquisa do Datafy podemos perceber o aumento do % de demissões voluntárias que acabam custando um valor elevado para as empresas.

Esses números provam que as empresas que não investem em Retenção de Talentos, além de possuírem um grande vácuo financeiro, acabam tendo também uma instabilidade de produtiva.

Vamos estimar que um profissional leve em torno de 15 dias para pegar o ritmo da nova empresa, normas, cultura e fluxos de trabalho. Se este mesmo profissional em menos três meses pede demissão, é preciso contratar outro que irá também levar uma média de 15 dias para entrar no ritmo de trabalho.

Só na demissão voluntária de um funcionário e contratação de outro já se perderam 30 dias de adaptação, fora os custos. Agora imagine em grande escala!


 

Entrevista exclusiva com a Coach Aline Baumgarten


Nós entrevistamos a Aline Baumgarten, que é coaching formada em Liderança (2 anos) e Coach (1 ano) pela Organização Condor Blanco Internacional para entender como tudo isso funciona na prática.

01 - Na prática como é possível motivar o profissional sem altos custos?

Eu acredito que a motivação de um funcionário ou colaborador não está só no salário. Uma pessoa pode ser motivada quando é incentivada a se desenvolver e a se superar, quando percebe que está alinhada (e apaixonada) pelos valores, missão e visão da empresa que a contrata, e também, quando sente que a empresa lhe dá condições de fazer o que faz sentido para si.

02 - Muitas empresas têm focado no home office por uma questão de economia e produtividade. Qual a dica para impulsionar esse funcionário à distância?

Quanto mais o funcionário estiver alinhado e engajado com a empresa, naturalmente ele estará produzindo com excelência. É importante, tanto para empresa, quanto para o funcionário, saberem o propósito de iniciar essa relação. Comunicação assertiva, metas claras e um líder que delega, supervisiona e reconhece são maneiras de manter um funcionário motivado.

03 - Além do incentivo com cursos e capacitações, você acredita que um ambiente inspirador cria laços entre funcionário e empresa?

Pode criar laços fortes e outros nem tanto... O funcionário que tem clareza do seu papel dentro da empresa, do seu propósito pessoal e sente-se reconhecido, certamente vai criar laços fortes com a empresa. Liberdade exige responsabilidade.

04 - Falando sobre retenção de talentos, existe uma fórmula para identificar o talento de cada funcionário e aproveitar essas qualidades para o negócio?

Existem diversas ferramentas para identificar os talentos das pessoas (conheço o MTOL, desenvolvido pelo Mauro Maksuri, que é fantástico!). A empresa deve saber quais talentos busca para determinada vaga, mas deve ir além disso. Ela pode querer conhecer mais seu futuro funcionário, como seus sonhos, visão para a vida, se está ali somente pelo dinheiro (o que não é errado), ou se ele está para bem mais. Dessa forma, ela demonstra que se importa com o capital humano.

05 - Quando você trabalha sozinho, como se automotivar e ainda assim ter lucros e satisfação profissional?

Uma pessoa se motiva quando sabe o que quer e onde quer chegar, sabe pra quê faz determinada tarefa, exerce uma função.
Podem haver momentos em que a motivação está "lá embaixo"? Pode, e é muito normal, pois não somos 100% do tempo estáveis emocionalmente. Então, é importante não se cobrar tanto também.
Capacidade de organização, clareza no propósito de vida, foco nos objetivos e metas a serem alcançadas, assim como momentos de se curtir e relaxar fazem parte da rotina das pessoas que conseguem se motivar, gerar lucros no seu trabalho e se sentirem satisfeitas e realizadas.

 

Boas práticas fáceis para você implantar hoje e melhorar seu quadro de funcionários


Agora que você já entendeu a importância da retenção de talentos, viu todos os benefícios e os números na prática e ainda teve a oportunidade de ter uma entrevista exclusiva com uma coach experiente, vamos te dar ainda mais dicas práticas para começar a investir agora em Retenção de talentos e melhorar o seu negócio focando em gestão de pessoas:

a) Aposte em ambientes energizados, inspiradores e sempre com frases motivacionais. Pinterest é o lugar para aprender a decorar sua empresa gastando pouco e investindo em um ambiente gostoso para se trabalhar;
b) Esteja ciente dos eventos que estão rolando no segmento da sua empresa, como feiras, workshops ou cursos pontuais. Assim você atualiza seu time e sua empresa estará sempre à frente quando o assunto é atualização de mercado;
c) Faça reuniões para compartilhar conhecimento, mostrar vídeos, trazer pessoas importantes do mercado para dar palestras. Todo o aprendizado é válido e super útil quando o assunto é Retenção de Talentos;
d) Conheça bem seus funcionários, chame-os pelo nome, olhe nos olhos na hora de conversar, estabeleça uma relação de confiança e um elo profissional duradouro.

Gostou das dicas? Esse guia realmente vai ajudar na gestão de pessoas do seu negócio e transformar para muito melhor o ambiente de trabalho.

Compartilhe com seus sócios ou outros amigos empreendedores e comece agora a investir em profissionais e carreiras duradouras na sua empresa e acabe com os custos de demissão voluntária.

Todo o poder intelectual do seu negócio tenderá a melhorar de forma linear e concisa.