Modelo Híbrido de Trabalho

Modelo Híbrido de Trabalho
Desafios e Experiências nas Relações entre Empresas e Colaboradores
Formato: Online: ao vivo e interativo

25/11/2021 a 26/11/2021, das 14:00 às 18:00


14:00 às 18:00 33 dias para o Evento
Inscreva-se baixando sua Ficha de inscrição  

Objetivos:

Qual será o futuro do trabalho nesta pós-pandemia? Mesmo que ainda não seja uma unanimidade, certamente o futuro envolve a incorporação de um modelo híbrido de trabalho. Segundo pesquisa da consultoria Robert Half realizada entre junho e julho deste ano (2021), das empresas entrevistadas que haviam definido seu modelo de trabalho no retorno após a pandemia, 65% decidiram adotar o modelo híbrido de trabalho. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que 44% dos colaboradores optariam por uma nova oportunidade de trabalho só para seguir em trabalho remoto.

Apesar da clara preferência entre empresas e colaboradores por este modelo, a jornada híbrida traz desafios importantes a serem discutidos e observados: qual o melhor modelo para cada empresa - mais flexível ou com jornada estabelecida para o escritório e casa? Como ajudar o colaborador a equilibrar trabalho e vida pessoal, minimizando o burnout? Como liderar à distância? De que forma manter a unidade na cultura organizacional? Como evitar passivos neste novo formato? 

Este Seminário tem o objetivo de ser um espaço para conversas e trocas de experiências sobre a adoção da jornada híbrida como uma opção real e viável para as empresas, com um olhar crítico e realista sobre como este modelo afetará a produtividade, a saúde corporativa e a gestão das equipes. Assim como avaliar os cuidados para evitar passivos trabalhistas no futuro.

Objetivos
• Preparar-se para o futuro do trabalho no pós-pandemia;
• Discutir os desafios jurídicos decorrentes de uma jornada híbrida de trabalho;
• Analisar programas de saúde do trabalhador no modelo híbrido;
• Como gerenciar equipes remotas promovendo conexão, engajamento e produtividade;
• Considerar os riscos de segurança da informação e privacidade.

Público Alvo:

Gestores e profissionais seniores das áreas de RH, Relações Trabalhistas, Talentos, Comunicação, Experiência do colaborador, Jurídico Trabalhista, assim como todos aqueles interessados em desenvolver o modelo híbrido de trabalho para suas equipes.

Programa:

(Baixe o programa)
Dia 1 – 25 de novembro (quinta-feira)

14h00 – Abertura do evento pelo Presidente de Mesa

14h10 – PALESTRA: O que as empresas têm feito para superar os desafios jurídicos decorrentes de uma jornada híbrida de trabalho
• Home Office/Teletrabalho durante e depois da pandemia
• Estrutura e equipamentos
• Riscos: ergonomia e segurança
• Jornada de Trabalho: controle ou flexibilidade
• Privacidade e fiscalização
Ricardo Peake Braga, Diretor Jurídico | SOBRATT – Sociedade Brasileira do Teletrabalho e Teleatividades
Diretor Jurídico adjunto da SOBRATT – Sociedade Brasileira do Teletrabalho e Teleatividades. Presidente da Comissão de Direito do Trabalho do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Advogado sócio da Navarro Advogados. Conselheiro no Conselho de Relações de Trabalho (CORT) da FIESP. Conselheiro no Conselho Jurídico do Sinduscon-SP.

15h10 – PALESTRA: Cuidados com a segurança da informação e privacidade na gestão dos funcionários em teletrabalho
• Avaliação de riscos de segurança no modelo remoto
• De que forma trabalhar a transparência e a segurança de dados nos principais fluxos de troca de dados
• Como promover uma cultura de segurança de dados, considerando a jornada híbrida
Carla Prado Paes Manso, Advogada e DPO | Compugraf
Bacharel em Direito com Pós-Graduação em Direito Empresarial pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui diversas certificações relacionadas a proteção de dados, tais como certificações ISFS e PDPF, ambas emitidas pela EXIN; Gestão Ágil de Projetos LGPD e Sistema de Gestão de Proteção de Dados Pessoais, ambas emitidas pela Portal do Conhecimento; Formação DPO pela GetGlobal International; Formação DPO pela Opice Blum Academy.

16h00 – INTERVALO

16h10 – PALESTRA: Como a área de relações trabalhistas pode reduzir riscos nos contratos de trabalho no modelo híbrido
• Soluções para evitar passivo trabalhista sob o ponto de vista da negociação sindical
• O que precisa ser revisto no contrato de trabalho – negociação com o funcionário e aditivo contratual
• Ambiente de trabalho em home office – responsabilidades com relação a equipamentos, custos e ergonomia
• Como fica a questão do controle de jornada e horas extras
Deniz Oliveira, Labor Relations Specialist | Philips Domestic Appliances
Advogado trabalhista, Professor de Prática Trabalhista em cursos universitários e Especialista de Relações Trabalhistas e Sindicais na Philips Domestic Appliances.

17h00 – PAINEL: Como gerenciar equipes no modelo de trabalho híbrido ou remoto
• De que forma promover conexão e engajamento
• Experiência do colaborador
• Manutenção da produtividade
Jisley Bontempo, CHRO – Chief Human Resources Officer | Remessa Online
Psicóloga, com especialização em Corporate Management Performance (FGV), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e MBA em Business Innovation (FIAP). Atuou em empresas como Sulamérica, Rádio e TV Bandeirantes e Mapfre, sendo os últimos 10 anos em cargos de liderança. Foi Head of Strategy da Employer Branding Brasil, iniciativa liderada por profissionais com experiência em Employer Branding e Employee Experience para promover a cultura e práticas de gestão das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Desde 2020, é People Director na Remessa Online.
Rebeca Gonçalves, Senior HR Manager | Unisys
Treze anos de experiência como HR Business Partner e Gerente de Recursos Humanos em empresas multinacionais como Unisys, Eaton, Novelis, Reckitt Benckiser e Valeo, sendo responsável pela liderança destas áreas nos últimos dois anos. Experiência nos subsistemas: Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Talentos, Recrutamento e Seleção, Recompensas e Benefícios, Folha de Pagamento, Saúde, Comunicação Interna, Clima, Relações Sindicais, Relações Trabalhistas, Ética e Compliance e Bem-Estar.

18h00 – ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA
 

Dia 2 – 26 de novembro (sexta-feira)

14h00 – Abertura do segundo dia pelo Presidente de Mesa

14h10 – PALESTRA: O futuro das relações de trabalho e como evitar passivos trabalhistas na gestão de colaboradores em ambiente remoto
• A gestão do trabalho na pós-pandemia – qual o futuro das relações de trabalho
• Como manter o equilíbrio nas negociações trabalhistas que envolvem contratos no modelo híbrido
• Boas práticas para evitar passivos na implantação da jornada remota ou híbrida
Luiz Claudio Xavier, Diretor de Relações de Trabalho | Telefonica Brasil
Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas e em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense. Atuou em cargos de liderança na área de relações sindicais e recursos humanos em empresas como AES Eletropaulo, Banco Santander, Via Varejo e LATAM Airlines, entre outras. Atualmente exerce a função de diretor de relações de trabalho na Telefonica Brasil.

15h10 – PALESTRA: Como fica a experiência do colaborador em uma jornada híbrida
• Especificidades da jornada do empregado em um sistema híbrido
• O papel do líder enquanto agente integrador
• De que forma manter o engajamento e a performance neste modelo
Luiz Gustavo Ramos, Head People Experience (Cultura, CI, Diversidade, Experiência e Employer Branding) | iFood
Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo e Cinema, com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Executivo sênior de Comunicação com perfil híbrido e forte background em DHO e RH, em empresas multinacionais de grande porte e listadas em bolsa (capital aberto) e startups, como Wilson Sons e Andrade Gutierrez S.A. Atualmente é responsável pela gestão dos processos de cultura (construção, comunicação e engajamento), comunicação interna (gestão de veículos, campanhas, endomarketing, líder-liderado e eventos), diversidade e employer branding (EVP, redes sociais - LinkedIn, Instagram e Glassdoor, relacionamento com comunidades, universidades e eventos tech) no iFood.

16h00 – INTERVALO

16h10 – PALESTRA: O desafio da transformação cultural e da gestão da mudança para um novo modelo de trabalho híbrido
• Linhas de ação para uma completa gestão de mudança para o novo modelo
• De que forma atuar para privilegiar de fato os dois universos – remoto e presencial
• Como engajar a força de trabalho para o modelo híbrido
• As especificidades da comunicação neste formato de trabalho
• O que muda na retenção de talentos
Elinee Nascimento Ferreira, Talent Strategy to America | IBM - Kyndryl
Mais de 20 anos de carreira sendo dez destas na IBM em posições de liderança sênior na área de RH. Atualmente é Talent Partner da Kyndryl Americas, spin off da unidade de de gerenciamento de infraestrutura da IBM. Graduada em Psicologia, com Pós-graduações em Gestão de Empresas (PUC) e Gestão de Pessoas (FGV). Antes da Kyndryl e da IBM, atuou em empresas como Tata Consultancy Services e Varian, Inc. Apaixonada e usuária de Inteligência Artificial e People Analytics.

17h00 – PAINEL: Saúde do trabalhador no modelo híbrido – desafios e soluções
• Quais os desafios que a empresa enfrenta ao expor o trabalhador ao um novo formato de trabalho
• Como preparar os colaboradores para lidarem com stress, burnout e outras doenças relacionadas à saúde mental
• No modelo híbrido, como ter programas de saúde efetivos para melhorar o bem estar e a saúde do colaborador
Luciana Costa, Programas Corporativos – Saúde Mental e Bem Estar | Zenklub
Health and Wellbeing Program Manager no Zenklub, com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Saúde Corporativa. Liderou projetos de Inovação em Saúde em parceria com Johns Hoppinks University, Finnish Health Institute e National Institute for Occupational Safety and Health - NIOSH ligado ao CDC - EUA. Realizou a transformação digital da área de Saúde e Implantou o Programa de Saúde Integral na SOLAR Coca Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca Cola no Brasil.
Sarita Scareli, Especialista em Recursos Humanos, Benefícios e Saúde Corporativa | Energisa
Graduada em Serviço Social, Pós/MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em Diversidade e Inclusão nas Organizações, empreendedora, consultora independente e especialista em Saúde, principalmente nos modelos pós-pagamento. Atua há mais de 17 anos no mundo corporativo, como executiva das áreas de Recursos Humanos, Benefícios, Saúde Corporativa, Comunicação Interna e Diversidade e Inclusão.

18h00 – ENCERRAMENTO DO EVENTO

Highlights da edição presencial de 2019
(Flexibilização dos Modelos de Trabalho):

Instrutor(a):

Múltiplos palestrantes

Múltiplas formações e ocupações, com sólidas experiências em suas áreas de atuação.

Localização:

Online
Através da plataforma Zoom.
Instruções de acesso:
Website: multicursos.com.br/online
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