Objetivos
• Analisar e aprimorar processos para identificar áreas de ineficiência, gargalos, oportunidades de melhoria e implementar mudanças para otimização do desempenho;• Definir Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) para monitorar e medir o desempenho dos processos e avaliar o progresso em direção aos objetivos organizacionais;
• Promover uma cultura de melhoria contínua, incentivando a participação de todos os níveis da equipe e o comprometimento da liderança.
Público Alvo:
• Liderança executiva responsável por definir a visão, estratégia e objetivos da empresa visando o alinhamento aos processos organizacionais;• Gerentes de departamentos e colaboradores envolvidos na execução dos processos que busquem aumentar a eficiência e garantir a eficácia dos processos específicos de suas áreas.
Programa: (Baixe aqui em PDF)
Módulo I – Desafios da Gestão por Processos1. Perdas que empresas incorrem ao não adotar uma boa gestão de processos;
2. Modelos de negócio mais impactados e beneficiados por melhorias de processos;
3. Áreas dentro da empresa mais sensíveis a riscos envolvendo processos;
4. Como analisar o cenário, modelar e desenhar o processo. Desafios e fatores críticos para o sucesso;
5. Estabelecendo métricas, metas, e monitoramento do desempenho dos processos;
6. Momento crucial para uma empresa adotar a gestão por processos;
7. Tecnologias aplicadas à gestão por processos que podem elevar o nível de gestão do negócio;
8. Os 7 erros mais comuns e como evitá-los;
9. Principais benefícios e retorno do investimento em gestão de processos;
10. Exercícios práticos.
Módulo II – Monitoramento e melhoria contínua em processos
1. Construindo uma cultura orientada a melhoria de processos;
2. Importância de saber identificar oportunidades de melhorias;
3. Métodos de priorização de melhorias;
4. Implementando mudanças de forma ágil;
5. Monitorando e avaliando o progresso constantemente;
6. Promovendo a aprendizagem organizacional;
7. Principais benefícios da melhoria contínua em processos;
8. Exercícios práticos.